Acervo

O acervo do Programa Municipal de Fomento ao Teatro conta com os projetos contemplados desde a sua primeira edição, totalizando 372 números de projetos, e os relatórios entregues nas três etapas a partir da 5ª edição (junho de 2004).

Os projetos estão na íntegra – como foram entregues na inscrição – e contém informações como histórico do grupo, clipping, objetivos e justificativa, metodologia, orçamento, plano de trabalho e currículo dos integrantes do núcleo artístico. Os relatórios contam com o detalhamento das atividades realizadas, justificativas de possíveis contratempos e readequação de atividades. Porém, uma frutífera produção de pensamentos, reflexões e memórias dos processos artísticos estão ali registradas. São publicações, textos das impressões artísticas sobre o processo que ao longo desses 12 anos de Fomento ao Teatro tem contribuído a partir do compartilhamento dos saberes com atores, pesquisadores e interessados em geral. São conhecimentos muitas vezes restritos ao universo particular de cada grupo, contribuindo desta forma com mais um modo de investigação teatral.

Histórico do grupo  como o grupo surgiu, sua trajetória, sua pesquisa e o que move seu fazer teatral. O Programa de Fomento ao Teatro contempla grupos teatrais que já desenvolvem trabalho de pesquisa, por isso o histórico, clipping, e currículo são pedidos junto com o projeto. Fonte para entender os grupos e pesquisas teatrais de São Paulo.

Clipping – comprovações das principais atividades realizadas pelo grupo em toda sua história, tais como espetáculos, participações em festivais, atividades de formação (workshops, oficinas, debates), intervenções, etc. Fonte para entender os grupos e pesquisas teatrais de São Paulo.

Objetivos e justificativa – quais são os objetivos que se quer atingir com o projeto apresentado e qual a importância de realizá-lo. Fonte para entender as principais pesquisas teatrais realizadas na cidade de São Paulo.

Metodologia – através de quais métodos o trabalho será realizado. Aqui encontramos uma rica fonte de como os métodos teatrais são aplicados na prática, no dia-a-dia do fazer e da criação teatral. Há grupos que trabalham a partir de Stanislavski, Meyerhold, Grotowski, passando por técnicas orientais até experimentações de métodos artístico-pedagógicos pouco conhecidos.

Plano de trabalho – como e em quais etapas o grupo se planeja para desenvolver as atividades. Fonte importante para grupos que estejam escrevendo projetos e queiram ter ideias de como estruturar seu trabalho.

Orçamento – detalhamento dos recursos humanos, custos artísticos, despesas operacionais, de sede ou locação, etc. Fonte importante para grupos que estejam escrevendo projetos e queiram ter ideias de como elaborar seu orçamento.

Todas as pastas estão disponíveis para pesquisas a artistas, pesquisadores, grupos teatrais e ao público em geral.

As pesquisas são realizadas na sala do Programa Municipal de Fomento ao Teatro com horários agendados. O material não pode ser emprestado ou fotografado. Para agendar um horário é só entrar em contato conosco pelos telefones: 3397-0140 ou 3397-0141 e agende um horário das 9h às 13h ou das 14h às 18h. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s