Fevereiro

Acontece em Fevereiro

 Trupe Sinhá Zózima apresenta…

Espetáculo: DENTRO É LUGAR LONGE

No chão imenso, meninos narram o ir e vir da vida, do nascimento à morte, da peleja à conquista. Entre vindas e partidas, no ônibus em movimento onde é encenada a peça, são contadas histórias tantas. Num ato de valentia, são desveladas, com sagacidade poética invejável, memórias de dor e contentamento.

A peça “Dentro é lugar longe”, com dramaturgia de Rudinei Borges e encenação de Anderson Maurício, foi escrita a partir de história oral dos artistas-pesquisadores da Trupe Sinhá Zózima. A tessitura dramatúrgica é perpassada, sobretudo, por memórias da infância dos narradores, em que lembranças de nascimento e morte são contadas compondo a metáfora da vida como estirada, estrada longa. A vida é desvelada como viagem, caminhada das distâncias, num itinerário em que malas vazias e abarrotadas são carregadas como presentificação de conquistas e de pelejas. A encenação em um ônibus em movimento, característica singular do grupo, potencializa a ideia de viagem, partida que ao mesmo tempo é chegada.

Dentro é lugar longe_Sinha Zozima

Quando: De 03 de fevereiro a 24 de fevereiro, terças-feiras, às 20:00.

Onde: Terminal Parque Dom Pedro II.

End.: Av. do Estado, S/N.

Ingressos: Gratuitos.

Capacidade: 28 passageiros.

_____________________________________________________

Folias D’Arte apresenta…

 Espetáculo: FOLIAS D’ARC

Conta a saga de JOANA D’ARC, donzela e guerreira, que ousou discutir com as grandes Instituições da sua época e que tem a sua vida ceifada em uma das muitas fogueiras da “Santa” Inquisição. Conta ainda o arrependimento da Instituição Igreja através de um “pedido de desculpas” que a consagrará SANTA JOANA D’ARC. O espetáculo, a partir do texto de Timochenko Wehbi: Vozes da Agonia ou Santa Joaninha E Sua Peleja Contra Os Homens De Igreja E Contra Os Homens De Guerra, através de seus atores-narradores recria uma ambientação de feiras medievais culminando com uma alegórica procissão pelas ruas ao devido lugar onde a Santa foi alçada.

Quando: De 01 de fevereiro a 01 de março, sábados e domingos, às 17:00.

Onde: Galpão do Folias

End.: Rua Ana Cintra, 213, Santa Cecília. (Próximo ao metrô Santa Cecília)

Ingressos: R$ 40,00 (inteira) / R$ 20,00 (meia) / 10,00 Morador do Bairro

Duração: 100 minutos.

Classificação etária: 10 anos.

Tel.: (11) 3361.2223

_____________________________________________________

Cia Teatral Damasco apresenta…

 Espetáculo: SALAMALEQUE

No dia da sua celebração, Elizete, neta de imigrantes árabes, recebe o público na cozinha da sua infância, e os convida a compartilhar as histórias de seus avós e bisavós, durante o preparo de receitas árabes. Ao final os espectadores são convidados a desfrutar da ceia. A Cia Teatral Damasco,fundada pela atriz Valéria Arbex, iniciou sua trajetória em 2010, a partir da pesquisa de documentos e cartas de amor trocadas na década de 30 entre enamorados vindos de Yabroud, interior de Damasco, Síria. Tem como objetivo fomentar o fazer teatral, valorizar a carpintaria do ator, a pesquisa da interpretação realista e do teatro ritualístico.

Flyer SALAMALEQUE 2015

Quando: De 01 de fevereito a 26 de abril, sábados e domingos ás 16:00 horas

Onde: Instituto Cultural Capobianco

End: Rua Álvaro de Carvalho, 97, centro, São Paulo, próximo á estação de metrô Anhagabaú / tel: 3255 8065 e 3237 1187.

Ingressos: Gratuitos. A bilheteria abre uma hora antes do início do espetáculo. Acesso para deficientes físicos.

Capacidade: 40 lugares.

Duração: 60 minutos espetáculo + ceia.

Classificação etária: 12 anos.

Tel.: (11)  3255 8064 e 32371187.

Informações: Cia Teatral Damasco

_____________________________________________________

 Cia. Pessoal do Faroeste apresenta…

 Espetáculo: LUZ NEGRA

Luz Negra é um espetáculo musical sobre a região da Luz e a Frente Negra Brasileira em São Paulo nos anos 1930. O movimento Frente Negra foi criado em 1932 e revela várias facetas da participação dos negros no contexto político, cultural e social da época. Com a instauração da ditadura do “Estado Novo” no dia 10 de novembro de 1937, a Frente Negra Brasileira, assim como todas as demais organizações políticas, foi extinta. Este será o dia em que se passa a peça que inicia após o crime do castelinho da Rua Apa retratado no espetáculo Cine Camaleão da Cia.

Quando: De 03 a 25 de fevereiro, terças e quartas-feiras, às 21:00.

Onde: Sede Luz do Faroeste.

Ingressos: Sistema “Pague quanto puder”. Para reservar ligue ou envie email.

 

Atividade: Bloco Cordão do Triunfo

O Bloco do Triunfo tem como objetivo resgatar a historia da região, recuperar e cuidar da memória da Boca, o cinema da Boca do Lixo e reforçar a relação de pertencimento com a região da Luz. Quando se iniciou o estudo do samba na região pela Cia. Pessoal do Faroeste, surgiu a idéia de se criar o bloco na intenção de tornar o tema aberto à cidade, de requalificar a região, principalmente a história da Boca do Lixo.

O bloco tem como madrinha a atriz Mel Lisboa e este ano o tema principal será a Frente Negra Brasileira, tema da peca Luz Negra. No dia do bloco haverá filmagem do longo ficcional Luz Negra que tem previsão de lançamento em março. Desfilarão no bloco os atores da Cia, parceiros, apoiadores e amigos do bloco, além dos moradores do entorno. nos últimos anos o bloco cresceu foram 600 foliões em 2013 e 1000 em 2014.

Formado pela Cia. Pessoal do Faroeste em 2013, o Cordão do Triunfo desfila no dia 15 de fevereiro domingo de carnaval. A concentração tem início às 11h, na sede da Companhia, na Rua do Triunfo 305. Às 12h, o cortejo segue pelas ruas General Osório, Santa Ifigênia, chega nas avenidas Ipiranga e São João e encerra nas ruas Vitória e Triunfo.

Quando: Dia 15 de fevereiro, domingo, com concentração às 11:00.

Onde: Concentração na sede Luz do Faroeste, passando pelas ruas General Osório, Santa Ifigênia, chega nas avenidas Ipiranga e São João e encerra nas ruas Vitória e Triunfo.

End.: Rua do Triunfo, 305, Santa Efigênia. (Próx. ao Metrô Luz)

Tel.: (11) 3362-8883

Email:  reservafaroeste@gmail.com

_____________________________________________________

 Projeto Bazar apresenta…

 Espetáculo: CHAPEUZINHOS COLORIDOS

As histórias de Chapeuzinhos Coloridos começam com o “era uma vez…” de todos os bons contos de fadas. Mas se as fábulas clássicas serviam apenas para ensinar e divertir, as histórias do livro de Torero e Pimenta, que inspiraram este espetáculo, querem estimular a imaginação dos pequenos espectadores. E se o chapeuzinho de Chapeuzinho Vermelho não fosse vermelho? E se o Lobo fosse bonzinho? E se houvesse um romance entre o Caçador e a Mãe? E se tudo fosse um plano diabólico da Avó? Um convite ao público para inventar a sua própria maneira de ir pela estrada afora.

Quando: Dia 25 de fevereiro, quarta-feira,

Onde: Biblioteca  Municipal Cassiano Ricardo

End.: Av. Celso Garcia,  4200, Tatuapé .

_____________________________________________________

 Cia. Truks apresenta…

 Atividade: Oficina “O Teatro para Crianças da Cia Truks”.

A oficina teve seu início dia 12 de janeiro e segue com seu conteúdo sobre os procedimentos da cena para crianças sob a visão da Cia. Truks. Abordam-se os seguintes temas: os procedimentos técnicos da Cia Truks, exercícios de refuncionalização de objetos e criação de enredos através de exercícios diversos, exercícios básicos de animação de bonecos, jogos teatrais e experimentos práticos com criação de cenas a partir dos estímulos recebidos.

Quando: Dias 02, 09 e 23 de fevereiro, segundas-feiras, das 19:00 às 22:00.

Onde: Biblioteca Monteiro Lobato.

End.: Rua General Jardim, 485, Santa Cecília.

Público alvo: Adultos interessados no teatro para crianças.

Inscrições: Gratuitas. Enviar email para truks@uol.com.br

_____________________________________________________

 Grupo Pandora de Teatro apresenta…

 Atividade: Teatro Russo – Núcleos de Pesquisa do Grupo Pandora de Teatro.

O Grupo Pandora de Teatro, atuante dá 10 anos na cidade de São Paulo, iniciará em dezembro de 2014 os núcleos de pesquisa em teatro russo e convida estudantes, artistas, pesquisadores e interessados, a participarem desta primeira etapa do seu novo processo de criação. O núcleo 1 aconteceu em dezembro.

A partir de textos dramatúrgicos dos consagrados autores russos: Nikolai Gógol, Antón Tchékhov, Máximo Gorki e Vladímir Maiakovski, relacionando-os com o pensamento teatral de dois grandes encenadores Constantin Stanislávski e Vsevolod Meyerhold, o Grupo Pandora busca, através de encontros teórico-práticos, traçar um panorama do teatro russo e refletir sobre as suas contribuições para o teatro hoje. Coordenação: Lucas Vitorino.

Teatro Russo Divulgação

Núcleo 3 Máximo Gorki – Retratos da situação social

Quando: Dia 07 de Fevereiro a  dia 01 de Março, sábado e domingos das 9:30 às 13:30.

Onde:  CEU Paz.

End.: Rua Daniel Cerri, 1549 – Jd Paraná – Brasilândia. São Paulo, SP.

Núcleo 4 Vladímir Maiakovski – Teatro e poesia em tempos de revolução

Quando: Março 2015, sábados e domingos das 09:30 às 13:30.

Onde: CEU Pq. Anhanguera.

Núcleo 5 Vsevolod Meyerhold – O teatro popular e as vanguardas

Quando: Abril de 2015, sábados e domingos das 09:30 às 13:30.

Onde: CEU Perus.

Inscrições: Atividade gratuita. Pode-se participar de quantos núcleos quiser. Para se inscrever, favor enviar um email para grupopandoradeteatro@yahoo.com.br.

Informações:http://grupopandora.blogspot.com.br egrupopandoradeteatro@yahoo.com.br.

_____________________________________________________

 Coletivo Quizumba apresenta…

Atividade: Workshop de Instalação Corporal com Renata Lima

Preparação corporal para bailarinos, atores e demais interessados abordando técnicas de consciência corporal, jogo e elementos da cultura popular brasileira. O trabalho desenvolvido por Renata Lima, bailarina, coreógrafa e diretora artística do Núcleo Coletivo 22 (SP/GO) é fruto de estudos e investigações que buscam estados corporais que propiciem poéticas para uma dança brasileira contemporânea.

quizumba-workshop-e-flyer

Quando: Dias 04 e 06 de fevereiro, quarta e sexta-feira, das 19:00 às 21:00.

Onde: Galeria Olido.

End.: Av. São João, 473 – 2º andar.

Inscrições: Enviar email para producaocoletivoquizumba@gmail.com

_____________________________________________________

 Kiwi Companhia de Teatro apresenta…

 Atividade: Treinamento Rítmico-Musical

O treinamento musical, parte essencial no novo trabalho de criação da Companhia, tem como foco a utilização de métodos de percussão e bateria. A percussionista Luciana Fernandes é a responsável pelas aulas. O programa inclui a leitura de partitura musical, estudo de ritmos brasileiros, noções de espacialização musical e a utilização de variados instrumentos de percussão na composição rítmica.  A primeira fase do curso foi até dezembro de 2014.

Quando: De 04 a 25 de fevereiro, quartas-feiras, das 17:00 às 18:00.

Onde: Sede da Kiwi Companhia de Teatro

End.: Rua Frederico Abranches, 189, Santa Cecília. (Próx. À estação Santa Cecília do metrô).

Inscrições: Gratuitas. Enviar email para kiwiciadeteatro@gmail.com

_____________________________________________________

Cia. Articularte apresenta…

 Atividade: Palestra com Grupo Giramundo sobre “Animação, arte, estética e história”.

O Giramundo é um grupo de teatro de bonecos, criado em 1971, em Belo Horizonte, pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Terezinha Veloso e Madu. A estrutura institucional do Giramundo é composta pelo Museu, Teatro, Escola, Estúdio de Animação e Produtos, o que o define, mais como um centro de pesquisa e referência do que uma organização teatral convencional. O grupo se notabilizou pela permanente postura de pesquisa, pela criatividade e apuro técnico de suas montagens e pela constante relação com a cultura brasileira, contribuindo para a formação de centenas de profissionais e grupos e para o avanço de pesquisas na área do teatro de bonecos. Em sua trajetória, o Giramundo sofreu influência das Artes Plásticas e, mais recentemente, da metodologia de projeto do Design. Seu planejamento estratégico prevê a produção para cinema, tv e internet, o desenvolvimento de um teatro digital que misture técnicas tradicionais e novas tecnologias, e o intercâmbio com o vídeo, animação e dança na criação de sua linguagem teatral.

Quando: Dia 23 de fevereiro, segunda-feira, das 13:00 às 17:00.

Inscrições: Gratuitas. Serão 50 vagas. Para se inscrever, enviar email para gabrielazenaro@gmail.com com cópia para articularte@uol.com.br com um texto curto descrevendo seu perfil ou mini currículo, incluindo os motivos pelos quais deseja participar.

Atividade: Oficina prática com Grupo Giramundo sobre “Animação, arte, estética e história”.

Quando: Dia 24 de fevereiro, terça-feira, das 13:00 às 17:00.

Inscrições: Gratuitas. Serão 25 vagas. Para se inscrever, enviar email para gabrielazenaro@gmail.com com cópia para articularte@uol.com.br com um texto curto descrevendo seu perfil ou mini currículo, incluindo os motivos pelos quais deseja participar.

End.: Rua Euclides de Andrade, 112, Vila Pompéia (a duas quadras do metrô Vila Madalena).

Tel.: (11) 98228-4733 (falar com Gabriela Zenaro) ou (11) 99271-3752 (falar com Dario Uzam).

_____________________________________________________

 Coletivo Estopô Balaio apresenta…

 Atividade: Cine Varal Romano

O cine terá como tema a continuidade na investigação do imaginário musical brasileiro, serão quatro filmes que passeiam pelo rock, samba, rap, forró, baião e pela bossa nova.

Os filmes exibidos serão, nesta ordem: “Raul Seixas, O início, o fim e o meio”, direção de Walter Carvalho; “O homem que engarrafava nuvens”, direção de Lírio Ferreira; “O samba que mora em mim”, direção de Georgia Guerra-Peixe; “Palavra Encantada”, direção de Helena Solberg.

Quando: De 05 a 26 de fevereiro, quintas-feiras, às 20:00

End.: Rua Cochonilha, esquina com a estação Jardim Romano da CPTM.

Atividade: Sarau do Peixe.

O sarau terá como tema a Música e a Poesia. Qual música é a sua maior poesia? O Sarau do Peixe homenagiará uma poetisa do Romano, a Jacyra Flores, além disso, conta com bazar, microfone aberto, intervenções, Rádio Romano e muito mais.

Quando: Dia 21 de fevereiro, sábado, das 15:00 às 19:00.

Atividade: Cabaret D`Água Carnavalesco:

O cabaret terá como tema o Carnaval. A proposta é que todos deixem suas máscaras caírem e que venham todos fantasiados!

Quando: Dia 27 de fevereiro, sexta-feira, das 20:00 às 22:00.

Onde: Sede do Coletivo Estopô Balaio.

End.: Rua Adobe, 47, ao lado da estação Jardim Romano da CPTM.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s