Julho

Acontece em Julho

Agenda das atividades dos grupos contemplados no Programa Fomento ao Teatro e Prêmio Zé Renato.

Cia. Hiato apresenta…

Espetáculo: O JARDIM
A narrativa fala sobre as memórias perdidas, a partir do estudo da doença de Alzheimer, bem como as memórias que nunca se apagam e as memórias inventadas. “Nossa ideia é dar um olhar jovem sobre a fragilidade das memórias que inventamos, das histórias que não nos abandonam, daquelas perdidas no caminho e sobre o que colecionamos em nossas caixas mais secretas”, enfatiza o Moreira.
Quando: De 03 a 26 de Julho, quinta a sábado às 21:00 horas e domingo às 19:00 horas.
Onde: TUSP
Endereço: Rua Maria Antônia, 294 Consolação.
Duração: 90 minutos.
Capacidade: 98 lugares.

Atividade: CONVERSA
Bate-papo entre os atores e o público.
Quando: Dia 19 de Julho, domingo após o espetáculo.
Onde: TUSP
Endereço: Rua Maria Antônia, 294 Consolação.

Atividade: OFICINA – DESMONTAGEM E RESTAURAÇÃO
A possibilidade de questionar suas próprias escolhas criativas (desmontagens) e abrir seu processo criativo através de estudos cênicos públicos (restaurações), considerando a arte como uma experiência indissociável à vida e a ficção como essencial à realidade. A partir dessa ideia, a Cia. Hiato realiza uma oficina de desmontagem e restauração – O JARDIM.
Esta oficina aberta ao público propõe a decomposição analítica do espetáculo “O Jardim”, que culminará em 1 palestra-espetáculo. As discussões propostas nesta oficina não se limitam à análise teórica da obra, mas se estendem a uma reflexão poética, com um pensamento dramatúrgico.
Após a decomposição realizada junto aos integrantes da oficina, será realizada sua restauração: 1 palestra-espetáculo, aberta ao público (com a possível participação dos integrantes da oficina). Dessa forma, os tempos se sobrepõem: a criação da obra e e sua dissecação diante do público.
Quando: De 02 a 24 de Julho, quintas e sextas das 15:00 às 18:00 horas.
Onde: TUSP – Teatro da USP
Endereço: Rua Maria Antônia, 294 – Consolação.
Inscrições: Até 26 de junho através do envio de currículo e carta de intenção para: oficinahiato@gmail.com. Os selecionados serão avisados até o dia 29 de junho.
Total de vagas: 15.
Público alvo: profissionais das artes cênicas.

Dolores Boca Aberta apresenta…

Espetáculo: PARTE I – “P.U.T.O. (UM ATO POÉTICO)”.
A sigla é o nome de um coletivo fictício de periferia que atua na cidade de São Paulo, praticando atos de terrorismo poético, reivindicando Eros e a autonomia de seus corpos. Em contraponto, a peça narra a história da sauna gay Alterosas, uma das mais famosas da cidade, localizada no bairro sede do Coletivo Dolores, até seu fechamento em 2007 após uma batida policial. O poeta Roberto Piva é evocado para fazer a intersecção destes dois universos, ficção e realidade, erotismo e prostituição; é a encarnação da poesia como resistência, como combate, e como tentativa da desalienação de si, da humanidade, da natureza.
O ato poético de 90 minutos, segue o viés da pesquisa sobre Poesia, Erotismo e Periferia, traçando um paralelo entre o mundo do trabalho formal e a prostituição, sobre a venda dos corpos e mentes, a alienação das relações e as tentativas de se livrar da morte em vida.
O espetáculo integra a Trilogia da Necessidade do Coletivo Dolores com mais duas estréias (“O direito à preguiça” e “Narrativas na Cozinha”) até julho de 2016.
Quando: De 11 a 26 de julho, sábados e domingos às 20:00 horas.
Onde: CDC Vento Leste.
Endereço: Rua Frederico Brotero, 60. Cidade Patriarca.
Lotação: 60 pessoas.

Bem Casado Produções Artísticas apresenta…

Espetáculo: FALA COMIGO ANTES DA BOMBA CAIR
Angela é produtora e Hassim um escritor. Existe entre eles o amor e a esperança de viverem juntos. Mas, devido às diferenças e as expectativas, a convivência se torna conflituosa e desafiadora, pois enquanto Ângela traz à tona dilemas constantes como trabalho, filhos e responsabilidades, Hassim parece conformado com a sua escolha de levar uma vida boemia.
Do encontro de “Vamos Sair da Chuva Quando a Bomba Cair”, de Mário Bortolotto e “Fala Comigo como a Chuva e me Deixa Ouvir”, de Tennessee Williams.
Quando: De 02 a 31 de Julho, quartas e quintas-feiras às 21:00 horas.
Onde: Viga Espaço Cênico.
Endereço: Rua Capote Valente, 1323, Pinheiros (ao lado do metro Sumaré).
Ingressos: R$ 10,00/ R$ 5,00
Duração: 70 minutos.
Lotação: 70 lugares.

Atividade: CONVERSA
Após o espetáculo “Fala Comigo Antes da Bomba Cair”, bate papo com os atores e o público.
Quando: De 03 a 31 de Junho, quinta-feira após o espetáculo.
Onde: Viga Espaço Cênico.
Endereço: Rua Capote Valente, 1323, Pinheiros (ao lado do metro Sumaré).

TUOV 48 apresenta…

Espetáculo: A COBRA VAI FUMAR
A partir de relatos de ex-pracinhas da Força Expedicionária Brasileira, que combateram na Itália na Segunda Guerra Mundial (1944-1945), o espetáculo conta, em fragmentos, um “passado presente”, como se a memória teimasse em esquecer e também lembrar.
Quando: Dia 26 de Julho, domingo às 16 horas.
Onde: PROCEDU-Projeto Cultural e Educacional Novo Pantanal.
Endereço: Rua 05 de Novembro,713-União de Vila Nova.

II Trupe de Choque apresenta…

Espetáculo: PLANETA FAVELA 11/09/4012
Estamos no ano de 4012, no planeta irmão da Terra, chamado de Bakho por alguns e de Favela por outros. A narrativa se inicia com o coro das Bakhantes interrompendo a condenação de Antígona à morte. As revolucionárias, primeiras habitantes do planeta (antes da colonização terrestre), tomaram a corporação universal Colono Co. e agora fazem de Creon, Ismene, Tirésias e Antígona seus prisioneiros. Inicia-se um interrogatório e os antigos representantes da elite tebana são torturados cruelmente. As Bakhantes querem saber a verdade: quem congelou o tempo eternamente no dia 11/09/4012? A partir de agora, acompanharemos o processo de investigação conduzido pelas Bakhantes e a cada interrogatório ouviremos a versão de um dos prisioneiros. Camada por camada da história de Tebas e de Colono será revelada, em um percurso que retrocede, ano a ano, dia a dia, rumo ao passado, escavando a história do planeta Bakho.
Quando: Dias 18 e 25 de Julho, sábados às 18:00 horas.
Onde: E.E. Professor Carlos Ayres e E.E. Professora Esther Garcia.
Endereço: INICIO – Avenida Dona Belmira Marin, 595 – Grajaú. TÉRMINO – Rua Antonio Carlos dos Santos, 858 – Jd. Myrna. (Van disponível para a estação Grajaú da CPTM no final da apresentação).
Total de Vagas: 15, retirada de senhas entre as 17:00 e às 18:00 horas nos dias de apresentações.
Informações: 2trupedechoque@gmail.com
Observações: Recomendamos vir bem agasalhado. Em caso de chuva, o espetáculo é cancelado.

Grupo Pombas Urbanas apresenta…

Espetáculo: Era Uma Vez Um Rei
Um grupo de mendigos se encontra num final de tarde da cidade. Com latas, plásticos e papelões criam o espaço onde vivem, descansam e fazem festa. De suas relações nasce uma brincadeira na qual, a cada semana, cada um deles será rei, depois presidente e em seguida ditador. O jogo humano e imaginativo torna-se intenso e esses mendigos saem da realidade em que vivem para representar as relações de poder da mesma sociedade que os marginaliza.
Quando: Dia 26 de Julho, domingo à 11:00 horas.
Onde: Centro Cultural Arte em Construção
Endereço: Avenida dos Metalúrgicos, 2100 – Cidade Tiradentes.

Brava Companhia apresenta…

Espetáculo: RUA SEM SAÍDA (BRAVA CONVIDA NATIVOS TERRA RASGADA)
“Rua sem Saída” é um espetáculo teatral de rua que faz uma “despretensiosa” comparação entre cidade e cemitério. Uma brincadeira entre os mundos, abordando questões dos vivos, seres urbanos, que sobrevivem com a fome, sem a moradia, sem a saúde e outras necessidades básicas.
Quando: Dia 03 de Julho, sexta-feira às 20:00 horas.
Onde: Sacolão das Artes.
Endereço: Rua Cândido José Xavier, 577 – Parque Santo Antônio.
Contatos: (11) 5511-6561; (11) 9.9819-1418 – bravacompanhia@terra.com.br

Espetáculo: CURRA-TEMPEROS SOBRE MEDÉIA (BRAVA CONVIDA CONTADORES DE MENTIRAS)
Curra – Temperos Sobre Medéia, é um terreiro, um assentamento onde o público não é apenas expectador e é convidado para um “outro lugar”. Uma cozinha funciona durante todo o tempo provocando relações sensoriais através da memória. A dança, a comida, a música celebram o mito da Medéia. Jasão é um orixá recebido pelo corpo de um cozinheiro. Medeia tem a força de Iansã e sua inimiga, a beleza de Oxum. Creonte, senhor daquele terreiro exige o seu direito à propriedade enquanto crianças “Erês” cegas decidem o futuro da mãe.
Quando: Dia 11 de Julho, sábado às 19:00 horas.
Onde: Sacolão das Artes.
Endereço: Rua Cândido José Xavier, 577 – Parque Santo Antônio.
Contatos: (11) 5511-6561; (11) 9.9819-1418 – bravacompanhia@terra.com.br
Duração: 80 minutos.
Classificação: 14 anos.

Espetáculo: ABNEGAÇÃO 2 – O COMEÇO DO FIM (BRAVA CONVIDA TABALADO DE ARRUAR)
O espetáculo aborda as relações de poder no interior de um partido político e radicaliza a proposta de encenação minimalista pesquisada pelo grupo Tablado de Arruar em seus últimos trabalhos. A peça retrata um momento de transição em que um partido, para ganhar dimensão nacional, é obrigado a participar de diversas práticas – que ele mesmo condena – da política tradicional. Jorge, um de seus integrantes, vive um dilema ético e se nega a tomar parte no movimento geral de sua legenda.
Quando: Dia 17 de Julho, sexta-feira às 20:00 horas.
Onde: Sacolão das Artes.
Endereço: Rua Cândido José Xavier, 577 – Parque Santo Antônio.
Contatos: (11) 5511-6561; (11) 9.9819-1418 – bravacompanhia@terra.com.br

Grupo Rendeiros apresenta…

Espetáculo: ONÇA QUE ESPIRRA NÃO COME CARNE
Montagem do grupo Rendeiros Contadores de Histórias usa a Língua Brasileira de Sinais com intérpretes atuantes e fará apresentações gratuitas em várias ruas e praças da cidade. Peça fala sobre o poder e a relação entre opressor e oprimido.
Escrita em 1988, por Plínio Marcos, a fábula infantil ONÇA QUE ESPIRRA NÃO COME CARNE apresenta a crítica da opressão do subordinado e a subordinação entre os seres. Na peça, no dia onde a paz na terra acaba e a lei da selva se inicia, onça, gato, macaco e coelho trazem acessibilidade e inclusão em uma história onde bichos humanizados se enfrentam com muita diversão, danças, músicas e acrobacias em busca do poder.

Quando: Dia 25 de Julho, sábado às 16:00 horas.
Endereço: Rua Treze de maio, entre os números 752 e 772 – Bela Vista.
Duração: 60 minutos.
Observação: Caso chova as apresentações serão canceladas.

Quando: Dia 30 de Julho, quinta-feira às 16:00 horas.
Endereço: Praça João Batista, 47 – Vila Rica.
Duração: 60 minutos.
Observação: Caso chova as apresentações serão canceladas.

Atividade: OFICINA DE TEATRO INCLUSIVA
Quando: Dia 28 de Julho, terça-feira às 10:00 horas.
Onde: Associação de Moradores Vila Rica (Zona Leste)
Endereço: Rua João Batista, 47 – Vila Rica.
Duração: 90 minutos.
Público: Comunidade Surda e Ouvintes (com interprete de Libras).

Dinâmica Produções apresenta…

Espetáculo: O CORCUNDA QUAQUÁ
Quaquá é um rapaz que vive recluso no campanário de uma catedral. Ele é alto e forte, mas sofre com deformidades físicas e também perdeu a audição ao tocar os sinos da igreja. Seus amigos imaginários são os falantes Gárgula, uma estátua alada, e Belém, o sino principal da catedral. Seu padrasto, o perverso Rollo, esconde um terrível segredo e impede que o rapaz conviva com as pessoas da cidade. Porém, durante a festa do Dia de Reis, ele aparece na praça e vence, involuntariamente, o concurso da máscara mais horrenda da festa, sendo eleito e coroado o Rei dos Bobos. A bela cigana Esmeralda encanta a todos ao dançar para esse novo rei bufão. Entre seus admiradores estão o Soldado Sol e o próprio Rollo. Depois de sofrer com a zombaria do público, ao perceber que ele não usava máscara nenhuma, Quaquá é repreendido por Rollo e volta para a torre onde recebe a visita de Esmeralda, que lhe trata com naturalidade e afeto. Rollo fica furioso com a audácia da jovem em invadir o esconderijo e manda prendê-la. O Soldado Sol também é preso ao tentar salvar a amada. Somente o corcunda Quaquá pode libertá-los, mas para isso terá que descobrir o segredo de Rollo e se envolver em uma grande enrascada, cheia de humor e aventura.
Quando: Dias 4 e 5 de Julho, sábados e domingos, às 12:00 horas.
Onde: Teatro Viradalata.
Endereço: Rua Apinajés, 1387. Perdizes/SP. Tel: (11) 3868-2535
Ingressos: R$ 15,00 (sábado) e R$ 30,00 (domingo) – ambos com meia entrada
Gênero: infantil.
Indicação de idade: 5 anos.
Duração: 55 minutos.
Capacidade: 273 lugares.

Kiwi Companhia de Teatro apresenta…

Espetáculo: MANUAL DE AUTODEFESA INTELECTUAL
Manual de Autodefesa Intelectual investiga temas tão diversos quanto a numerologia, o horóscopo, o pensamento circular, a mídia empresarial, o surgimento da publicidade moderna, as religiões e as teorias da conspiração (“Elvis não morreu”, “o homem não foi à Lua” etc.). A peça aborda, por meio de 30 cenas, um conjunto de temas relacionado às mistificações e crendices contemporâneas. Da peça também fazem parte reflexões filosóficas, principalmente a partir da obra de René Descartes (1596-1650), números de mágica e música ao vivo.
Quando: De 03 a 31 de Julho, sexta a sábado às 21:00 e domingo às 19:00 horas.
Onde: Galpão do Folias.
Endereço: Rua Ana Cintra, 213 – Campos Elíseos.
Duração: 110 minutos.
Ingressos: 20,00 (inteira), 10,00 (meia entrada para estudantes, aposentados e professores da rede pública de ensino) e R$ 7,00 (sete reais) para os moradores do bairro de Santa Cecília, mediante a comprovante de residência.

Atividade: CICLO DE CONVERSAS
O capital e seu avesso (a partir de Daniel Bensaïd). Com José Corrêa Leite (Filósofo, militante político e pesquisador da USP, organizador do livro Marxismo, modernidade e utopia, sobre a obra de Daniel Bensaïd e Michael Löwy) E Estratégias de subversão Com José Arbex Jr. (Jornalista, professor da PUC) e Movimento Passe Livre (MPL).
Quando: Dia 14 de Julho, terça-feira às 19:00 horas.
Onde: Sede Kiwi Companhia de Teatro.
Endereço: Rua Frederico Abranches, 189, Santa Cecília.

Atividade: CICLO DE CONVERSAS
Arte e política (a partir de Mário Pedrosa) com Francisco Alambert (Especialista em história social da arte, professor da USP) e Cinema, vídeo e movimentos populares com Renan Rovida (Ator e ativista de cinema popular) e Diogo Noventa (Diretor da Estudo de Cena, mestre em Filosofia – Estudos Culturais, USP).
Quando: Dia 21 de Julho, terça-feira às 19:00 horas.
Onde: Sede Kiwi Companhia de Teatro.
Endereço: Rua Frederico Abranches, 189, Santa Cecília.

Velha Companhia apresenta…

Espetáculo: VALÉRIA E OS PÁSSAROS.
Valéria projetou pra si uma vida simples. De dia traduz folhetos de viagem para o esperanto, e à noite em sessões mediúnicas, procura seu amor pelo mundo dos mortos. Acontece que esse não é um morto comum e sua procura parece incomodar aos mortos e aos vivos também.
Quando: De 06 a 14 de Julho. Segundas e Terças as 20:00 horas.
Onde: Oficina Cultural Oswald de Andrade.
Endereço: Rua Três Rios 363, Bom Retiro.
Telefone: (11) 3221 5558.
Lotação: 50 pessoas.

Grupo Pandora de Teatro apresenta…

Atividade: OFICINA
Oficina de “Máscara Neutra e Commedia Dell’Arte” com orientação de Cuca Bollaffi.
Quando: De 30 de Junho a 08 de Julho, terças e quartas das 10:00 às 13:00 horas.
Onde: Sede do Grupo Pandora de Teatro.
Endereço: Rua Padre Manuel Campello, 180, Perus.
Inscrições: grupopandoradeteatro@yahoo.com.br

Atividade: OFICINA
Oficina de “Musicalidade Corporal e Outras Prosódias” com orientação de Stenio Mendes,
Quando: Dias 11, 12 e 18 de Julho, sábados e domingos das 10:00 às 13:00 horas.
Onde: Sede do Grupo Pandora de Teatro
Endereço: Rua Padre Manuel Campello, 180, Perus.
Inscrições: grupopandoradeteatro@yahoo.com.br

Atividade: OFICINA
Oficina “O Ator Oriental: Prática e Pensamento” orientado por Alice K.
Quando: Dias 21, 23.28 e 30 de Julho, terças e quintas das 09:00 às 13:00 horas.
Onde: Sede do Grupo Pandora de Teatro
Endereço: Rua Padre Manuel Campello, 180, Perus.
Inscrições: grupopandoradeteatro@yahoo.com.br

Cia. Teatro Balagan apresenta…

Atividade: OFICINA DE CONSTRUÇÃ DE RABECA E PRINCIPIOS DA PRÁTICA
Oficina com orientação de Sebastião Pereira que é artesão e rabequeiro, conhecido como Sebastião da Rabeca, da comunidade Ribeirão da Areia, é mestre em tocar e construir instrumentos musicais como rabeca, caixa e viola.
Quando: De 20 a 24 de julho, sábado a quarta das 14:00 às 17:00.
Onde: Sede da Cia Teatro Balagan.
Endereço: Alameda Olga, 444 – Barra Funda.
Inscrições: contato@ciateatrobalagan.com.br
Informações: 11 3667 4596.

Os Fofos Encenam apresentam…

Atividade: PALESTRA – A INTERPRETAÇÃO ÉPICA NA OBRA DE BRECHT
Palestra orientada por Celso Frateschi.
Quando: Dia 13 de Julho, segunda às 20:00 horas.
Onde: Espaço os Fofos.
Endereço: Rua Adoniran Barbosa, 151, Bela Vista.
Capacidade: 80 lugares.

Atividade: PALESTRA — O TRABALHO DE BRECHT
Palestra com José Antonio Pasta Jr.
Quando: Dia 20 de Julho, segunda às 15:00 horas.
Onde: Espaço os Fofos.
Endereço: Rua Adoniran Barbosa, 151, Bela Vista.
Capacidade: 80 lugares.

Coletivo Estopô Balaio apresenta…

Atividade: CINE VARAL ROMANO
O Cine Varal Romano irá exibir filmes que retratam o universo trans. Filmes que discutem gênero, diversidade, preconceito, sonhos, arte e amor. Os filmes exibidos serão: 02.07 “Dzi Croquettes” (110’); 09.07 “Tatuagem” (110’); 16.07 “Bombadeira”(75’); 23.07 “Madame Satã”(105’); 30.07 “Meu amigo Cláudia” (77’).
Quando: De 02 a 30 de Julho, quinta-feira às 19:00 horas.
Onde: Em frente à sede do Coletivo Estopô Balaio.
Endereço: Rua Abobe, 47, em frente à estação de trem Jardim Romano.

Atividade: SARAU DO PEIXE
Em julho, o Sarau do Peixe terá como tema o Povo Brasileiro: Qual a cara da nação? O Sarau contará com muitas músicas e poesias para homenagear a poetisa Tereza Cordeiro.
Quando: Dia 18 de Julho, sábado das 15:00 às 19:00 horas.
Onde: Sede do Coletivo Estopô Balaio.
Local: Rua Adobe, 47, em frente à estação de trem Jardim Romano.

Atividade: CABARET D’ÁGUA
Em julho, o Cabaret D’Água homenageia as Divas Brasileiras. Como todo mês, contará com muita música, muita fechação, enquetes e números inéditos.
Quando: Dia 25 de Julho, sábado às 19:00 horas.
Onde: Sede do Coletivo Estopô Balaio.
Endereço: Rua Adobe, 47, em frente à estação de trem Jardim Romano.
Faixa etária: 18 anos.

Atividade: Ateliês de Criação – Ateliê de Memória e Narrativa
O Ateliê de Memória e Narrativa busca resgatar as histórias dos moradores do Jardim Romano para transformá-las em dança, teatro, música e poesia.
Quando: Quintas-feiras das 09h30 às 12h30.
Onde: CEU Três Pontes.
Endereço: Rua Capachós, 344 – Jardim Célia.

Atividade: Ateliês de Criação – Ateliê de Desenho
O Ateliê de Desenho busca reconhecer os traços de cada um e desenvolver um olhar mais atento para a pintura, o desenho, a fotografia e o grafite.
Quando: Sextas-feiras das 15:00 às 18:00 horas.
Onde: Sede do Coletivo Estopô Balaio.
Endereço: Rua Adobe, 47.

Atividade: Ateliês de Criação – Ateliê de Teatro
O Ateliê de Teatro busca instrumentalizar os jovens e adultos interessados pela linguagem artística a desenvolverem jogos de cena, coletividade e consciência corporal.
Quando: Terças-feiras das 18:00 às 21:00 horas.
Onde: Sede do Coletivo Estopô Balaio.
Endereço: Rua Adobe, 47.
Inscrições: contato@coletivoestopobalaio.com.br ou na sede do Coletivo na rua Adobe, 47 nas terças-feiras das 10h às 17h. Os ateliês têm duração de dez meses cada.

Mundana Companhia apresenta…

Atividade: LEITURA
A mundana companhia vai fazer leituras abertas ao público da nova tradução do texto Na Selva das Cidades de Bertolt Brecht.
Essa tradução feita especialmente para a mundana companhia é de Christine Röhrig e faz parte do projeto A SELVA NAS CIDADES – ENTRE TEMPOS E ESPAÇOS (SÃO PAULO 2015 – TEATRO OFICINA 1969 – BERLIM 1923 – CHICAGO 1912) contemplado na 25a. edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.
Quando: Dias 14 e 21 de Julho, terça-feira às 20:00 horas.
Onde: Sesc Ipiranga.
Endereço: Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga.

Barracão Cultural apresenta…

Espetáculo: A CONDESSA E O BANDOLEIRO
Uma condessa entediada com a vida de riqueza, decide atravessar a floresta em direção a um baile, acompanhada de um barão e sua ama. No caminho, são obrigados a pernoitar em uma taberna, onde se encontrarão com o temido bandoleiro Zé Facada, que os colocará diante de um novo mundo, o que mudará suas visões de si mesmos e dos outros.

Quando: Dia 04 de julho, sábado as 15:00 horas.
Onde: Local: Parque Anhanguera.
Endereço: Avenida Fortunata Tadiello Natucci, 1.000 – Perus.
Duração: 60 minutos.

Quando: Dia 09 de julho, quinta-feira às 15:00 horas.
Local: Parque Raposo Tavares.
Endereço: Rua Telmo Coelho Filho, 200
Duração: 60 minutos.

Quando: Dia 11 de julho, sábado às 11:00 horas.
Local: Parque da Aclimação.
Endereço: Avenida Muniz de Souza, 1.119.
Duração: 60 minutos.

Espetáculo: O TRIBUNAL DE SALOMÃO E O JULGAMENTO DAS MEIAS-VERDADES INTEIRAS
Em uma praça pública, dois artistas preparam a apresentação do espetáculo no qual investiram suas últimas economias: um tribunal presidido pelo próprio sábio Salomão, auxiliado pela deusa da Justiça.
Mas no momento em que a encenação do julgamento das verdades está para começar, o espaço da representação é invadido por três pessoas envolvidas numa disputa por um frasco contendo algo misterioso.
Tomando aquela encenação como verdade, os três recorrem a justiça de Salomão para resolverem sua grande causa: qual deles teria o real direito à posse do objeto.

Quando: Dia 05de junho, domingo as 15:00 horas. O Tribunal de Salomão e o julgamento das meias-verdades inteiras.
Onde: Parque Anhanguera.
Endereço: Avenida Fortunata Tadiello Natucci, 1.000 – Perus
Duração: 55 minutos.

Quando: Dia 09 de julho, quinta-feira às 10:00 horas.
Local: Parque Raposo Tavares.
Endereço: Rua Telmo Coelho Filho, 200
Duração: 55 minutos.

Quando: Dia 11 de julho, sábado às 16:00 horas.
Local: Parque da Aclimação.
Endereço: Avenida Muniz de Souza, 1.119.
Duração: 55 minutos.

Cia. Artehúmus de Teatro apresenta…

Atividade: Oficina – Experimentos sobre performance e arte relacional
A Cia. Artehúmus de Teatro, por meio do Projeto Teatro de Fronteira – As (in)existentes Faixas de Gaza na Pauliceia Desvairada, contemplado na 26ª edição da Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo oferece oficina prática e teórica sobre a relação entre arte e vida no campo da performance. Qual o potencial da performance urbana como reconfiguração do cotidiano, no campo do biopoder, e quais espaços podem ser afetados nas relações inter-humanas? A intenção não é responder tais indagações, mas construir expedientes que possam amplificá-las.
Orientação: Eduardo Bruno (Grupo EmFoco de Teatro/Fortaleza). Eduardo Bruno é diretor do grupo EmFoco de Teatro, de Fortaleza. O coletivo em questão dedica-se à pesquisa em performatividade e intervenção urbana. Apresentou e apresenta espetáculos em domicílios residenciais; dentro de um ônibus que interage com shoppings, praças abandonadas e em cemitérios. Em janeiro deste ano o EmFoco apresentou parte de seu repertório em São Paulo (cemitérios e residências).
Quando: Dias 27, 28, 29 e 30 de Julho, segundas e terças das 19:00 às 22:00 horas.
Endereço: Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro.
Público alvo: Artistas e demais interessados.
Número de vagas: 20.
Inscrições: http://www.oficinasculturais.org.br
Informações:11 3221.5558 ou http://artehumus.blogspot.com.br/

Núcleo Bartolomeu de Depoimentos apresenta…

Espetáculo: BADERNA
BadeRna é um espetáculo teatral performático que tem o uso do corpo como instrumento de comunicação. Inspirado na bailarina italiana Marietta Baderna (1828 – 1870), é um solo-espetáculo sob o solo-escombro-teatro que tem na mestiçagem brasileira seu fio condutor, da dança clássica ao lundum e à dança de rua, fazendo juz ao verbo “badernar”. Concebido sob a iminência do despejo e estreado sobre os escombros da antiga sede do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos.
Quando: De 10 a 26 de Julho, sexta e sábado às 21:00 horas, domingo às 19:00 horas.
Onde: Teatro de Arena – Eugênio Kusnet.
Endereço: Rua Teodoro Baima, 94.
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
Contato:(11)3256.9463 — nucleobartolomeucomunicacao@gmail.com
Duração: 60 minutos.

Espetáculo: IDENTIDADE
Um publicitário sofre uma amnésia repentina justamente quando assina contrato com uma empresa de sabão em pó para uma campanha publicitária chamada “identidade”. Nessa crise criativa desencadeada pela amnésia, ele decide ir ao encontro dos amigos de adolescência para saber se o que ainda resta de sua memória, justamente essa fase de construção de identidade, é sua imaginação ou se de fato aconteceu, tentando com isso reconstruir sua identidade.
Quando: Dias 30 e 31 de Julho, quintas e sexta às 21:00 horas.
Onde: Teatro de Arena – Eugênio Kusnet.
Endereço: Rua Teodoro Baima, 94.
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
Contato:(11)3256.9463 — nucleobartolomeucomunicacao@gmail.com

Atividade: CINEMA
Exibição do documentário “Arena Conta Arena 50 anos” com diálogo com Alexandre Mate sobre o Teatro de Arena.
Quando: Dia 08 de Julho, quarta-feira às 19:00 horas.
Onde: Teatro de Arena – Eugênio Kusnet.
Endereço: Rua Teodoro Baima, 94.
Capacidade: 99 lugares.
Contato:(11)3256.9463 — nucleobartolomeucomunicacao@gmail.com

Atividade: OFICINA SLAM DO CORPO
Ministrada pelos integrantes do Coletivo Corpo Sinalizante, os encontros são dedicados à experimentação da linguagem e à criação poética, onde o som da voz é silenciado para dar o som ao corpo, ao olhar, ao gesto. Unindo a poesia falada à Língua Brasileira de Sinais, texto escrito, texto corporal. Da Oficina surgirão às poesias-libras e as poesias-voz que competirão no Slam do Corpo.
Quando: Dias 15 e 22 de Julho, quartas-feiras às 19:00 horas.
Onde: Teatro de Arena – Eugênio Kusnet.
Endereço: Rua Teodoro Baima, 94.
Inscrições: nucleobartolomeucomunicacao@gmail.com

Atividade: Aula Pública com Silvia Pinho
Neste encontro, a fonoaudióloga falará sobre o papel da voz no trabalho do ator.
Sobre Silvia Pinho: É diretora clínica e científica do INVOZ – Comunicação e Voz Profissional, coordenando e ministrando cursos em Distúrbios da Voz Falada e Cantada nas áreas de Patologia e Estética Vocal. É consultora da Casa de Artes Operária e Professora do Instituto Stanislavsky e 4ACT Performing Arts de São Paulo, além de coaching em fisiologia do exercício vocal de atores, cantores líricos, populares e de musicais. Coordenadora do Curso de Diplomatura em Voz em nível de pós graduação da Universidade Abierta InterAmericana – Buenos Aires – Argentina.
Quando: Dia 29 de Julho, quarta-feira às 20:00 horas.
Onde: Teatro de Arena – Eugênio Kusnet.
Endereço: Rua Teodoro Baima, 94.
Contato:(11)3256.9463 — nucleobartolomeucomunicacao@gmail.com

Atividade: ZAP! ZONA AUTÔNOMA DA PALAVRA
O “ZAP!”, o primeiro slam de poesia brasileiro, trouxe para o nosso país a experiência dos “poetry slams” ou apenas “slams”: encontros de poesia falada e performática, geralmente em forma de competição, em que um júri popular escolhido espontaneamente entre o público dá nota aos poetas a partir de três regras básicas: os poemas devem ser de autoria própria, com no máximo três minutos e não deve haver acompanhamento musical, figurinos ou adereços. O júri leva em consideração principalmente dois critérios: o conteúdo da poesia e a performance.
Quando: Dia 09 de Julho, quinta-feira às 20:00 horas.
Onde: Teatro de Arena – Eugênio Kusnet.
Endereço: Rua Teodoro Baima, 94.
Contato:(11)3256.9463 — nucleobartolomeucomunicacao@gmail.com

Atividade: SLAM DO CORPO
O Slam do Corpo é o 1º Slam de surdos e ouvintes do Brasil. Nele, times de poetas apresentam-se ao mesmo tempo em português e Libras (Língua Brasileira de Sinais), criando um encontro potente e inesperado entre as línguas. O projeto reúne a experiência de três coletivos que tem aprofundado pensamentos e práticas sobre poesia, cidade e performance: Corposinalizante (grupo que estuda relações entre a língua brasileira de sinais e poesia), ZAP!SLAM (primeiro Slam de São Paulo, coordenado pelo Núcleo Bartolomeu de Depoimentos) e Sarau do Burro (um espaço diverso, coordenado pelo artista e poeta Daniel Minchoni).
Quando: Dia 16 de Julho, quinta-feira às 20:00 horas.
Onde: Teatro de Arena – Eugênio Kusnet.
Endereço: Rua Teodoro Baima, 94.
Contato:(11)3256.9463 — nucleobartolomeucomunicacao@gmail.com

Atividades: SHOW SLAM BLUES
Show que une clássicos do blues às poesias. Num repertório autoral que integra a mistura de ritmos da diáspora negra –como blues, jazz e hip hop – ao universo do spoken word (misto de arte literária e performance artística em que poemas ou outros tipos de texto são falados). Com Roberta Estrela D’Alva, Daniel Oliva e Cássio Martins.
Quando: Dia 23 de Julho, quinta-feira às 21:00 horas.
Onde: Teatro de Arena – Eugênio Kusnet.
Endereço: Rua Teodoro Baima, 94.
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
Contato:(11)3256.9463 — nucleobartolomeucomunicacao@gmail.com

BuZum! Produções Artísticas apresenta…

Espetáculo: DARWIN BR
O espetáculo infantil Darwin Br é baseado na passagem do naturalista Charles Darwin pelo Brasil durante sua viagem de 5 anos ao redor do mundo. São mostrados ao público, através da manipulação de bonecos, relatos sobre nosso país deixados em seus vários registros da viagem, que revelam o impacto que a diversidade biológica brasileira lhe causou. O Brasil foi o primeiro país tropical por onde o cientista passou, e a variedade presente nas florestas e animais brasileiros deixou Darwin muito impressionado, tendo rendido inúmeros comentários do naturalista ao longo de sua vida. Darwin também visitou cidades como Salvador e o Rio de Janeiro, fazendo inúmeras observações acerca da sociedade brasileira da época: o sincretismo religioso, a sociedade escravagista, entre outros assuntos. Suas descrições são bastante detalhadas, e muitas vezes, repletas de sinestesias e observações sobre cheiros, sensações, imagens, cores, sons… Tudo isso é mostrado através de pequenos bonecos e cenários manipulados por 2 atores.

Quando: Dia 11 de Julho, sábado às 11:00, 13:00, 14:00, 15:00, 16:00 e 17:00 horas.
Onde: Praça Cornélia.
Endereço: Rua Clélia – Altura do n. 76 Vila Romana.

Quando: Dia 19 de Julho, domingo às 10:00, 11:00, 12:00, 13:30, 14:30, e 15:30 horas.
Onde: MIS (Maratona Infantil).
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s