Novembro

Acontece em Novembro

• Atividades dos grupos contemplados pelo Programa Fomento ao Teatro •

Coletivo Quizumba apresenta…

Espetáculo: OJU ORUM
OJU ORUM apresenta as histórias de quatro jovens mulheres, em espaços e tempos distintos e simultâneos: Anastácia (Oju Orum), Alice, Alzira e Anita. Caladas em suas falas e corpos, essas mulheres procuram retomar a voz que lhes permita questionar e ressignificar suas vidas.
Quando: De 01 a 08 de novembro, quinta-feira à sábado às 20:00, domingo às 19:00 horas.
Onde: Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho (no espaço da Companhia de Teatro Heliópolis).
Endereço: Rua Silva Bueno, 1533 — Ipiranga.
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia entrada para estudantes, maiores de 60 anos, classe artística e moradores do Ipiranga).
Telefone: (11) 2060-0318.
Capacidade: 80 lugares.

Atividade: OFICINA
A Oficina Caleidoscópio têm sido a ferramenta de formação de público utilizada pelo Coletivo Quizumba em vários de seus projetos. Na primeira fase deste projeto, SANTAS DE CASA TAMBÉM FAZEM MILAGRES, realizamos essa mesma oficina com estudantes de diversas escolas públicas e Ongs do Jabaquara.
Partindo de elementos do espetáculo “OJU ORU!”, a oficina visa primeiramente acordar no olhar dos participantes uma atenção para os aspectos formais de uma peça de teatro. O segundo passo é levar os grupos para assistir ao “OJU ORUM” propriamente dito e depois ainda criar um espaço para conversar sobre as possíveis relações entre a Oficina e o Espetáculo que o grupo tenha feito.
Informações: Interessados podem obter outras informações sobre como inscrever seu grupo através do e-mail coletivoquiaumba@gmail.com. Colocar no assunto a palavra “PARCERIA”. As oficinas acontecerão em data, horário e local a serem combinados previamente com cada grupo inscrito e dentro do período da temporada do espetáculo OJU ORUM.

PH2: Estado de Cena apresenta…

Atividade: Encontros Performativos: Mostra de Experimento
Os “Encontros Performativos”, realizados entre o coreógrafo Marcelo Evelin e o grupo [pH2]: estado de teatro buscam uma primeira resposta cênica a respeito do tema da dívida. Orientados pelo coreógrafo, os encontros resultarão num experimento que será aberto ao público.
Quando: Dia 14 de novembro, sábado às 20:00 horas.
Onde: Oficina Cultural Oswald de Andrade.
Endereço: Rua Três Rios, 363 — Bom Retiro.

Cia. do Tijolo apresenta…

Espetáculo: CONCERTO DE ISPINHO E FOLÔ
Com lirismo e simplicidade, o poeta Patativa do Assaré (1909-2002) retratou o homem nordestino e inspirou a Cia. do Tijolo neste musical. Os espectadores mergulham no universo do poeta como se ouvissem sua biografia em um programa de rádio. Seis atores e três instrumentistas, sob direção cênica de Rogério Tarifa e musical de William Guedes, empolgam a plateia com uma narrativa calcada, sobretudo, nas emoções. Por meio de depoimentos, o elenco relata impressões sobre Patativa e sobre como os sertanejos descritos em seus versos poderiam ter nascido em qualquer lugar.
Quando: Dia 01 de novembro, domingos às 19:30 horas.
Onde: Sede do Grupo XIX de Teatro.
Endereço: Rua Mario Costa, 13 — Vila Maria Zélia.

Cia. Arthur-Arnaldo apresenta…

Espetáculos: ROLÊ
O que eu sou? Hétero? Gay? Bi? Isso vai definir a minha vida? “Rolê”, uma peça com cenas curtas, visita essa geração dos “rolezinhos”, sua maneira de agir, os selfies, a influência da mídia, dos outros, das redes. Uma geração segura e perdida ao mesmo tempo. Que sabe muito e não sabe nada.
Quando: Dias 03, 04, 06, 09 e 17 de novembro. De segunda-feira a quarta-feira às 20:00 horas e sexta-feira às 19:30 horas.
Onde: Centro Cultural São Paulo.
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 — Liberdade.

Espetáculos: OS PÉS MURCHOS X OS CABEÇAS DE BAGRE
“Os Pés Murchos x Os Cabeças de Bagre” de Tuna Serzedello e com direção de Soledad Yunge, reúne toda a família para se divertir a partir de histórias da História do futebol. A plateia é dividida em duas torcidas para torcer pelos dois times do titulo da peça e acompanha de perto uma partida de futebol inusitada e divertida.
Quando: Dia 29 de novembro, domingo às 11:00 horas.
Onde: Casa de Cultura do Butantã.
Endereço: Avenida Junta Mizumoto, 13 – Jardim Peri Peri.

Cia Mungunzá de Teatro apresenta…

Espetáculo: ERA UMA ERA
Rei Barba Rala deseja a todo custo entrar para a história e poder dar um nome ao seu Reino. A única forma de ser reconhecido é preencher um diário com todas as ações que acontecem em seu império.
O Reino cresce e tudo vai sendo registrado. Até que um dia, após um incêndio, o livro é destruído e os habitantes têm que recomeçar sua vida do zero.
No entanto os tempos são outros, e agora a Era vigente é a Era da tecnologia. Novamente o Reino cresce e vai se preenchendo de memórias e registros e selfs até entrar em colapso novamente.
O que pode salvar a memória de um Reino?
Quando: De 01 a 22 de novembro, sábados e domingos às 16:00 horas.
Onde: Teatro João Caetano. (Dia 15 de novembro a apresentação será inclusiva, com libras e audiodescrição)
Endereço: Rua Borges Lagoa, 650 — Vila Clementino.
Duração: 80 minutos.
Indicação: A partir de 3 anos.

Espetáculo: POEMA SUSPENSO PARA UMA CIDADE EM QUEDA
Uma pessoa cai do topo de um prédio e não chega ao chão. Os anos passam e toda a vida dos moradores desse prédio se congela em seus próprios traumas enquanto este corpo fica em suspenso.
A queda é uma metáfora da vida. E chocar-se no chão seria por um fim a um processo. E por inicio a outro. O choque é a transformação a qual tanto relutamos. Enquanto não tocamos o chão, tudo o mais é encontro. Um encontro entre desconhecidos em plena queda.
Quando: De 01 a 22 de novembro, quintas, sextas e sábados às 21:00 e domingos às 19:00 horas. (Dia 15 de novembro a apresentação será inclusiva, com libras e audiodescrição)
Onde: Teatro João Caetano
Endereço: Rua Borges Lagoa, 650 — Vila Clementino.
Duração: 60 minutos.

Grupo Pombas Urbanas apresenta…

Espetáculo: CIDADE DESTERRADA
O espetáculo tem início com a chegada dos Encantados, seres cósmicos e imaginários que representam a força ancestral da comunidade que ali vai existir. Um grande bairro popular cresce neste lugar repleto de histórias e lutas por trabalho, comida, saúde, transporte. Logo chega uma trupe de teatro que representará as histórias desta população desterrada. Juntos, artistas e comunidade descobrem que para criar o futuro é preciso cultivar a memória e celebrar a vida.
Quando: De 14 a 28 de novembro, terça à sexta às 15:00 horas e 20:00 horas, sábado às 20:00 horas.
Onde: Centro Cultural Arte em Construção
Endereço: Avenida dos Metalúrgicos, 2100 — Cidade Tiradentes.
Informações: 11 2285-7758

Coletivo Estopô Balaio apresenta…

Atividade: CINE VARAL ROMANO
O Cine Varal Romano em novembro fará uma retrospectiva de filmes estrangeiros blockbusters que fizeram sucesso nos cinemas em 2015.

Filme: Divertida Mente (Direção de Pete Docter e Ronaldo Del Carmen).
Quando: Dia 05 de novembro, quinta-feira às 19:00 horas.
Onde: Sede do Coletivo Estopô Balaio.
Endereço: Rua Adobe, 47 — Jardim Romano.

Filme: Minions (Direção de Pierre Coffin e Kyle Balda)
Quando: Dia 12 de novembro, quinta-feira às 19:00 horas.
Onde: Sede do Coletivo Estopô Balaio.
Endereço: Rua Adobe, 47 — Jardim Romano.

Filme: Cinderela (Direção de kenneth Branagh)
Quando: Dia 19 de novembro, quinta-feira às 19:00 horas.
Onde: Sede do Coletivo Estopô Balaio.
Endereço: Rua Adobe, 47 — Jardim Romano.

Filme: Pixels (Direção de Chris Columbus).
Quando: Dia 26 de novembro, quinta-feira às 19:00 horas.
Onde: Sede do Coletivo Estopô Balaio.
Endereço: Rua Adobe, 47 — Jardim Romano.

Atividade: SARAU DO PEIXE
O Sarau do Peixe de novembro terá como tema o Tempo como o compositor dos destinos e homenageará os poetas do Grupo ITA do Itaim Paulista.
Quando: Dia 28 de novembro, sábado às 15:00 horas.
Endereço: Rua Cochonilha, em frente à estação de trem Jardim Romano.

Atividade: CABARET D’ÁGUA
O Cabaret D`Água de novembro homenageará a cultura africana! A Praça do Forró em São Miguel Paulista transbordará de muito axé, cor e lacração! Venha pra festa!
Quando: Dia 21 de novembro, sábado às 19:30 horas.
Onde: Praça do Forró – São Miguel Paulista.

Atividade: ATELIÊ DE TEATRO.
O Ateliê de Teatro busca instrumentalizar os jovens e adultos interessados pela linguagem artística a desenvolverem jogos de cena, coletividade e consciência corporal.
Quando: Segundas-feiras das 18:00 às 21:00 horas.
Onde: Sede do Coletivo Estopô Balaio.
Endereço: Rua Adobe, 47.
Inscrições: contato@coletivoestopobalaio.com.br ou na sede do Coletivo na rua Adobe, 47 nas terças-feiras das 10h às 17h. Os ateliês têm duração de dez meses cada.

Atividade: ATELIÊ DE MEMÓRIA E NARRATIVA
O Ateliê de Memória e Narrativa busca resgatar as histórias dos moradores do Jardim Romano para transformá-las em dança, teatro, música e poesia.
Quando: Quintas-feiras das 09h30 às 12h30.
Onde: CEU Três Pontes.
Endereço: Rua Capachós, 344 – Jardim Célia.
Inscrições: contato@coletivoestopobalaio.com.br ou na sede do Coletivo na rua Adobe, 47 nas terças-feiras das 10h às 17h. Os ateliês têm duração de dez meses cada.

Atividade: ATELIÊ DE DESENHO
O Ateliê de Desenho busca reconhecer os traços de cada um e desenvolver um olhar mais atento para a pintura, o desenho, a fotografia e o grafite.
Quando: Sextas-feiras das 15:00 às 18:00 horas.
Onde: Sede do Coletivo Estopô Balaio.
Endereço: Rua Adobe, 47.
Inscrições: contato@coletivoestopobalaio.com.br ou na sede do Coletivo na rua Adobe, 47 nas terças-feiras das 10h às 17h. Os ateliês têm duração de dez meses cada.

Folias d’Arte apresenta…

Espetáculo: FOLIAS GALILEU
Numa espécie de excursão pelos recônditos do Galpão do Folias, o público se depara com um caleidoscópio da narrativa deste importante cientista, Galileu frente ao seu dilema ético.
Quando: De 07 a 29 de novembro, sábados às 21:00 horas e domingo às 20:00.
Onde: Galpão do Folias.
Endereço: Rua Ana Cintra, 213 – Campos Elíseos (próximo à estação Santa Cecília do metrô).
Ingressos: R$ 40,00 (inteira), R$ 20,00 (meia) e R$ 10,00 Morador do Bairro.
Duração: 100 minutos.
Telefone: (11) 3361.2223.
Indicação: Acima de 10 anos.

II Trupe de Choque apresenta…

Atividade: CONSTELAÇÕES EM JOGO
Abertura do processo de pesquisa do projeto “Atlas Mnemosyne/ Sertão Grajaú: veredas e ruínas” livremente inspirado no romance Grande Sertão Veredas de João Guimarães Rosa. A proposta é fazer uma grande travessia com o público entre “as veredas” que liga as escolas Carlos Ayres e Esther Garcia, ambas parceiras e receptoras dos nossos projetos artísticos.
Quando: Dia 28 de novembro, sábado às 17:00 horas.
Onde: Escola Estadual Professor Carlos Ayres.
Endereço: Avenida Dona Belmira Marin, 595 – Grajaú.

Atividade: 5º CICLO DE SEMINÁRIOS
Este mês o tema será “CAIO PRADO JUNIOR FORMAÇÃO DO BRASIL” com o professor e pesquisador FRANCISCO ALAMBERT.
Quando: Dia 07 de novembro, sábado às 17:00 horas.
Onde: Escola Estadual Professor Carlos Ayres.
Endereço: Avenida Dona Belmira Marin, 595 – Grajaú.

Coletivo Negro apresenta…

Espetáculo: REVOLVER
À volta da última árvore que restou, dois andejos, Kizúa e Izô se encontram. Esquecidos nos estirões, eles re-inventam e re-voltam às memórias d’ um mundo.
Quando: Dias 02, 16 e 23 de novembro, segundas as 21:00 horas.
Onde: Espaço Cachuera!
Endereço: Rua Monte Alegre, 1094 — Perdizes.
Lotação: 60 lugares.

Cia. Teatro Balagan apresenta…

Espetáculo: CABRAS – CABEÇAS QUE VOAM, CABEÇAS QUE ROLAM
O universo do cangaço serviu como porta de entrada para esta investigação sobre as relações que se dão através da batalha, do encontro com inimigo, da vingança, da insubmissão ao Estado e da criação de outros governos, com suas próprias leis regidas, não pelo papel, mas pela solidez da palavra proferida. O sertão nordestino durante séculos permaneceu abandonado pelo Estado brasileiro, vasto território sem cercas onde os primeiros estrangeiros que ali chegavam encontravam a resistência do índio, da onça, da terra. Cabras, cabeças que voam, cabeças que rolam foi o desejo da Cia Balagan de investigar as redes de relações, alianças e parentescos que sustentam a cultura sertaneja brasileira, mestiça e herdeira de sangue e culturas diversas, fundidas e talhadas no encontro com uma geografia e clima quase impenetráveis. O homem que vive na caatinga vive a caatinga, sua sobrevivência é salvaguardada tão somente por sua profunda ligação com a natureza, na lida com os bichos, no enfrentamento das secas. O sertanejo é semelhante à cabra.
Quando: Dias 05, 06, 07 e 08 de novembro, quinta a sábado às 20:00, domingo às 19:00 horas.
Onde: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT).
Endereço: Avenida Inácio Monteiro, 6900 — Cidade Tiradentes.
Classificação: 12 anos.

Cia. das Atrizes apresenta…

Espetáculo: EPIFANIAS URBANAS
Essa intervenção urbana consiste numa tentativa de afetar poeticamente as grandes cidades. Com performances em locais não convencionais, as atrizes tentam modificar o significado e expectativas do senso comum, quanto ao cotidiano em que ‘nada acontece’ em meio a tantas informações.
Quando: Dia 06, 13, 20, 27 de novembro, sexta às 18:00 horas.
Onde: Em baixo do viaduto do chá.

Quando: Dia 07 de novembro, sábado às 14:30 horas.
Onde: No cruzamento entre o Theatro Municipal e o Shopping Light.

Cia Les Commediens Tropicales apresenta…

Espetáculo: CHALAÇA, A PEÇA.
Quando: De 12 a 22 de novembro, de quinta-feira a sábado às 21:00 e domingo às 19:00 horas.
Onde: Espaço Elevador.
Endereço: Rua Treze de Maio, 222 — Bela Vista

Espetáculo: O PATO SELVAGEM
Quando: De 26 de novembro a 29 de novembro, de quinta-feira a sábado às 21:00 e domingo às 19:00 horas.
Onde: Espaço dos Fofos.
Endereço: Rua Adoniram Barbosa, 151 — Bela Vista.

Espetáculo: (VER[]TER)
Quando: Dias 27 e 28 de novembro, de sextas-feiras às 14:00 horas e sábados às 17:00 horas.
Onde: Oficina Cultural Oswald de Andrade
Endereço: Rua Três Rios, 363 — Bom Retiro.

Núcleo do 184 apresenta…

Atividade: DIARIO DO CIDADÃO
Depoimentos com a atriz, diretora e militante negra: Dirce Thomaz
Quando: Dia 17 de novembro, terça-feira as 19:30 horas.
Onde: Teatro Studio Heleny Guariba
Endereço: Praça Roosevelt, 184 — Consolação.
Lotação: 48 lugares.

Atividade: LANÇAMENTO PÚBLICO DO PROJETO 18 ANOS COM LEITURA DE “A UTOPIA” DE THOMAS MORUS
Quando: Dia 25 de novembro, quarta-feira as 19:00 horas.
Onde: Teatro Studio Heleny Guariba
Endereço: Praça Roosevelt, 184 — Consolação.
Lotação: 48 lugares.

Atividade: CICLO DE LEITURAS: PÁGINAS DA REVOLUÇÃO
Início do Ciclo de Leituras “Páginas da revolução”. Nesse primeiro encontro haverá leitura de “Cabo Jorge” de Dias Gomes. Com direção de Dulce Muniz e comentário de Adriano Diogo, Geólogo e ex-Presidente da Comissão Estadual “Rubens Paiva”..
Quando: Dia 30 de novembro, segunda-feira as 20:00 horas.
Onde: Teatro Studio Heleny Guariba
Endereço: Praça Roosevelt, 184 — Consolação.
Lotação: 48 lugares.

Atividade: SEMINÁRIO: “DITADURA: MEMÓRIA E HISTÓRIA”
Como pesquisa e estudos para a criação dos espetáculos: “O Interrogatório Brasileiro” e “Jonas/Bacuri/Bacuri/Jonas” integrantes do Núcleo de Preservação da Memória realizarão essa atividade, aberta ao público que contará de cinco módulos: 1. O Panorama do Brasil e a Articulação do Golpe de 64 (31.10) Palestrante: Profº Heládio Leme. 2. O Brasil da Ditadura: controle e repressão à sociedade (07.11). Palestrante: Maurice Politi. As várias Frentes de Resistência à ditadura (14.11). Palestrante: Oswaldo de Oliveira Santos Junior. 4. A Resistência através da arte e a luta pela Anistia (21.11). Palestrante: Milton Bellintani. 5. Heranças da ditadura e a luta pela Verdade, Memória e Justiça no presente (05.12). Palestrante: Ana Paula Brito.
Quando: Dias 07, 14, 21 de novembro e 05 de dezembro, sábados das 13:00 horas as 17:00 horas.
Inscrições: contacto@nucleomemoria.org.br (vagas limitadas)
Onde: Teatro Studio Heleny Guariba
Endereço: Praça Roosevelt, 184 — Consolação.

• Atividades dos grupos contemplados pelo Prêmio Zé Renato de Teatro •

Cia. Le Plat du Jour apresenta…

Espetáculo: CHAPEUZINHO VERMELHO
Tudo começa como uma grande brincadeira, onde duas palhaças descobrem um armário cheio de chapéus. Estes chapéus as conduzem por uma “viagem de brincadeiras”, onde o fio condutor é dado pela história de Chapeuzinho Vermelho. Os chapéus definem os personagens. Quando os colocam, tornam-se a Chapeuzinho Vermelho, o Lobo Mau, a Mãe, a Avó e o Caçador. Quando os tiram transformam-se em palhaças, tornando-se clara a ”brincadeira dentro da brincadeira”, assim como a linguagem do teatro dentro do teatro.
Quando: Dia 28 de novembro, sábado às 11:00 horas.
Onde: Biblioteca Clarice Lispector.
Endereço: Rua Jaricunas, 458 – Lapa.
Duração: 50 minutos.
Classificação: Livre.

Espetáculo: RAPUNZEL (Estréia)
A história de Rapunzel, na versão da Cia le Plat du Jour, acontece no quintal de uma casa, onde tem um rabanetal, um jardim de rabanetes, cobiçado pela mulher grávida que mora ao lado. Após a visita de Rabanilda (personagem que representa um rabanete à procura de outro rabanetal para morar), a vizinha pede ao seu marido para colher os rabanetes a fim de que ela possa satisfazer seu incontrolável desejo de grávida. Toda a história se dá a partir deste fato, que deixa furiosa a bruxa, Mde Gothel de Gothel, dona do jardim de rapúncios. Louca da vida, ela rouba Rapunzel de seus verdadeiros pais a aprisiona em uma casinha sobre a árvore. Rapunzel une em um só espetáculo a cultura dos clowns, a comédia e o nonsense, tudo amparado em um texto com mais de 200 anos.
Quando: De 07 a 29 de novembro, sábados e domingos às 16:00 horas.
Onde: Teatro Arthur Azevedo.
Endereço: Avenida Paes de Barros, 955 — Mooca.
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) R$ 05,00 (meia).
Duração: 60 minutos.
Classificação: Livre.

Andréa Bassitt apresenta…

Espetáculo: OPERILDA NA ORQUESTRA AMAZÔNICA
O musical conta a história de Operilda, interpretada pela atriz e autora Andréa Bassitt. Ela é uma bruxinha engraçada e apaixonada pelo Brasil e tem uma missão: contar a história da música erudita brasileira para as crianças, em apenas uma hora. Se conseguir, vai ganhar uma orquestra completa só para ela. Para isso, sua tia Opereta lhe dá uma camerata de seis músicos eruditos e Livrildo, um livro mágico que vai ajudá-la. Ao longo do espetáculo, Operilda passeará por diferentes ritmos musicais, estilos e compositores para conseguir cumprir a sua tarefa.
Em cena, Andréa Bassitt se apresenta ao lado dos músicos Elaine Giacomelli (piano), Clara Bastos (contrabaixo), Cássia Maria (percussão), Paula Souza Lima (violino), Joca Araújo (clarinete e flauta) e Joyce Peixoto (trombone). O repertório traz composições de nomes históricos da música erudita brasileira, como Alberto Nepomuceno, Padre José Maurício, Carlos Gomes, Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e Guerra-Peixe, da música popular, como Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Xisto Bahia e Tom Jobim, além de canções de origens folclórica, africana e indígena brasileiras. Já o cenário, assinado por Marco Lima, traz referências à Floresta Amazônica com resoluções lúdicas e encantadoras.

Quando: Dias 21 e 22 de outubro, sábado e domingo às 16:00 horas.
Onde: Teatro Alfredo Mesquita.
Endereço: Avenida Santos Dumont, 1770 — Santana.

Quando: De 01 a 15 de novembro, sábados e domingos às 16:00 horas.
Onde: Teatro Zanone Ferrite.
Endereço: Avenida Renata, 163 — Vila Formosa.

O Pequeno Teatro de Torneado apresenta…

Espetáculo: PETER EM FÚRIA
Um assassinato detona a trama, que se passa em uma favela: Peter, morador da comunidade e líder do tráfico de drogas, mata outro jovem na frente dos
amigos, que tratam o incidente como parte de sua realidade. Ao longo da história, os personagens revelam seus anseios, criando um paralelo entre sonho e realidade.
O musical PETER EM FÚRIA tem como busca central a possibilidade de se contar uma história popular, que em sua totalidade contempla a exploração de temas sociais latentes em comunidades periféricas brasileiras. O espetáculo propõe uma sensível reflexão sobre o lugar dos sonhos na sociedade contemporânea.

Quando: Dia 14 e 15 de novembro, sábado e domingo às 16:00 horas.
Onde: Sede da Cia de Teatro de Heliópolis.
Endereço: Rua Silva Bueno, 1523 — Heliópolis.

Quando: Dias 21 e 22 de outubro, sábado e domingo às 17:00 horas.
Onde: CEU Inácio Monteiro.
Local: Rua Barão Barroso do Amazonas, S/N — Cohab Inácio Monteiro.

Gabriel Fontes apresenta…

Espetáculo: UMA ESPÉCIE DE ALASCA.
Em coma há 29 anos após contrair a doença do sono (encefalite letárgica), Débora acorda com a mente de 16 anos de idade. Sua irmã Paulinha e seu cunhado, o médico dedicado Hornby, cuidaram dela ao longo de todo esse tempo. Uma Espécie de Alasca foi inspirada em “Despertando” de Oliver Sacks, que teve sua primeira publicação em 1973 por Gerald Duckworth e Cia.
Quando: De 01 e 29 de novembro, sexta e sábado às 21:00 horas e domingo as 20:00 horas.
Onde: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) – Auditório MASP Unilever.
Endereço: Avenida Paulista, 1578 — Bela Vista.
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$10 (meia)
Duração: 60 minutos.
Classificação Etária: 12 anos.
Informações: 3149-5959

Companhia Delas de Teatro apresenta…

Espetáculo: MERGULHO
Um acidente bizarro afeta a vida de quatro mulheres que, a partir de então, têm suas histórias entrelaçadas em encontros reais ou imaginários. Livremente inspirado no romance “Hotel Mundo” de Ali Smith.
Mergulho, décima peça da Companhia Delas, que este ano completa 14 anos de atividades, apresenta quatro personagens femininas afetadas pela morte de Sara Wilby, camareira do Hotel Global. A narrativa é composta pelas vozes dessas personagens: uma jornalista, uma jovem estudante de música, a irmã da camareira, além da própria morta, que trava um diálogo consigo mesma, numa espécie de auto investigação de si e da própria morte.
Quando: De 10 a 30 de novembro, quarta e quinta às 21:00.
Onde: Viga Espaço Cênico.
Endereço: Rua Capote Valente, 1323 — Pinheiros.
Ingressos: R$ 20 (inteira) e 10 (meia).
Duração: 80 minutos.

Cia. O Grito apresenta…

Espetáculo: MENINO DEUS DIONISO
O menino Toninho está há pouco tempo na cidade grande. Ele vem de uma pequena cidade no interior do Maranhão e chega trazendo muitas histórias e tradições do seu povo. Seus costumes, que a princípio parece tão estranhos ao nosso cotidiano, revelam-se, por meio de Toninho, bem mais próximos de nossa realidade urbana do que acreditamos. Aos poucos, Toninho consegue com que todos se aproximem dele e de sua saga. Toninho acredita que seu pai desapareceu no rio, levado por um grande pássaro. O problema é que este acontecimento impediu que o seu pai, João Antônio, e seu padrinho, Benedito, realizassem uma promessa feita a São João Batista, por ocasião de seu difícil nascimento. A promessa foi de promover a festa do Bumba-meu-boi na cidade.
Numa grande aventura pelas ruelas da cidade grande, Toninho se torna amigo de Verinha, uma menina corajosa que o ajuda a enfrentar as dificuldades e decepções. E ele sempre pode contar com a ajuda de um ser mágico, o Encantado. Personagem garimpado no folclore nordestino, mas que se adapta ao imaginário urbano para acompanhá-lo nesta trajetória pela metrópole. O que Toninho não esperava era descobrir um grande segredo de seu padrinho, que dará uma reviravolta na história. E, também, descobrir uma triste realidade compartilhada por muitas crianças no mundo, de que os adultos nem sempre cumprem as promessas que fazem. A história deste espetáculo é a aventura deste menino para encontrar seu padrinho, descobrir o paradeiro de seu pai em meio às aventuras pela cidade grande e… crescer. Sua ingenuidade “festeira”, representada pela promessa de colocar o Boi, entra em choque com a apatia e a dureza da grande cidade. Entretanto, Toninho tem um jeito próprio de enfrentar as resistências questionando muito e transformando tudo em possibilidades que ninguém viu. A saudade, as diferenças culturais e o estranhamento em um novo ambiente só encorajam Toninho a seguir com sua missão, acreditando que assim salvará o seu destino e o de sua família.

Quando: Dia 05 de novembro, quinta-feira às 20:00 horas.
Onde: CEU Vila Rubi.
Endereço: Rua Domingos Tarroso, 101 — Vila Rubi.

Quando: Dia 09 de novembro, segunda-feira às 19:00 horas.
Onde: CEU Lajeado.
Endereço: Rua Manuel da Mota Coutinho, 293 — Guaianases.

Quando: Dia 10 de novembro, terça-feira às 19:00 horas.
Onde: CEU Meninos.
Endereço: Rua Barbinos, 111 — São João Clímaco.

Quando: Dia 11 de novembro, quarta-feira às 19:00.
Onde: CEU Vila Curuçá.
Endereço: Avenida Marechal Tito, 3.452 — Jardim Miragaia.

Quando: Dia 16 de novembro, segunda-feira às 19:00 horas.
Onde: CEU São Rafael.
Endereço: Rua Cinira Polônio, 100 — Conjunto Promorar Rio Claro.

Quando: Dia 18 de novembro, quarta-feira às 19:00 horas.
Onde: CEU Parque Bristol.
Endereço: Professor Artur Primavesi, s/n — Parque Bristol.

Quando: Dia 23 de novembro, segunda-feira às 19:30 horas.
Onde: CEU São Mateus.
Endereço: Rua Curumatim, 201 — Parque Boa Esperança.

Quando: Dia 25 de novembro, quarta-feira às 19:00 horas.
Onde: CEU Butantã.
Endereço: Rua Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia, 1.700/1.870 — Jardim Esmeralda.

Luís Mármora apresenta…

Espetáculo: O MEU LADO HOMEM, UM CABARÉ D’ESCÁRNIO (Estréia)
Um musical solo baseado na obra obscena “Cartas de um Sedutor”, da premiada escritora Hilda Hilst. O espetáculo mostra Sápata Magáli, um anti-herói ridículo como apresentador de um cabaré decadente, com banda ao vivo e um repertório musical variado. De salto alto, barba e cílios postiços, o personagem é uma figura híbrida, um transgênero profundamente pornográfico e altamente poético. Um show-man, que relembra fatos de sua vida, canta e permite à platéia um passeio pelo seu coração.
Quando: De 10 a 25 de novembro, terça e quarta às 21:00.
Onde: Instituto Cultural Capobianco – Teatro da Memória.
Endereço: Rua Álvaro de Carvalho, 97 — Centro.
Ingressos: Entrada Franca. Ingressos distribuídos com 1 hora de antecedência.

Grupo Pandega de Teatro apresenta…

Espetáculo: WHY THE HORSE?
“Why the horse?” é um espetáculo que surge de um pedido feito pela diretora artística do Grupo Pândega de Teatro, Maria Alice Vergueiro, aos seus integrantes: morrer em cena. Instigada pelo tema da morte e reconhecendo seu próprio e natural receio diante do fim, bem como a força artística que envolve, a atriz convocou seus parceiros de grupo para a criação de um espetáculo em que pudesse ensaiar seu derradeiro momento. Aos 80 anos e mais de 50 de palco, Maria Alice não pensa em parar. Em suas palavras, sempre um pouco irreverentes: “com sorte pode ser que eu morra em cena. Se não, estaremos de volta no dia seguinte”.
Quando: de 06 a 28 de novembro, sextas e sábados às 23:59 horas.
Onde: SP Escola de Teatro
Endereço: Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro.
Duração: 55 minutos.
Telefone: (11) 3775-8600.
Lotação: 80 lugares.

Clube Noir apresenta…

Espetáculo: O BALCÃO
O bordel de Madame Irma é uma síntese do mundo inteiro, o que confere à obra uma implacável lucidez acerca da lógica de operação das instituições em nossa sociedade. Enquanto os homens frequentam o bordel e propõem jogos sexuais perversos nos quais encarnam as principais instituições de poder – a Igreja, o Tribunal, o Exército e a Polícia – uma rebelião popular acontece nas ruas, ameaçando a estabilidade social. A peça mostra como nos tornamos imagens e vivemos como serviçais dessas imagens.
Quando: De 05 a 26 de novembro, quinta-feira às 21:00.
Onde: Clube Noir.
Endereço: Rua Augusta, 331 – Consolação.
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada).

Cia. Teatro da Investigação apresenta…

Espetáculo: INSTAURANDO A FESTA
O Teatro-baile chega e instaura a festa. Estabelece ali a mudança no cotidiano, e faz a proposição de um espaço poético, aberto, fértil para participação do público. Instaurando a festa, propõe a fusão das duas peças-bailes da CTI, que investigam o homem e a mulher comuns do Brasil, nas obras de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro.

Quando: Dia 07 de novembro, sábado às 16:00 horas.
Onde: CDM Délio de Carvalho.
Endereço: Antônio Pedro Ceará, 18 — Vila São Francisco.

Quando: Dia 14 de novembro, sábado às 16:00 horas.
Onde: Em frente à Ocupação Cultural Casarão.
Endereço: Rua Conceição do Almeida, 170 — Parque Paulistano.

Quando: Dia 21 de novembro, sábado às 16:00 horas.
Onde: Casa de Cultura Raul Seixas.
Endereço: Rua Murmúrios da Tarde, 211 — Jardim Bonifácio.

Quando: Dia 28 de novembro, sábado às 16:00 horas.
Onde: Em frete a Casa de Cultura da Brasilândia.
Endereço: Estrada Do Sabão, s/n — Vila Brasilândia. (Em frente ao Colégio João Solimeo).

Parlapatões apresenta…

Espetáculo: OS MEQUETREFES.
A peça narra um dia totalmente nonsense na vida de quatro palhaços chamados Dias. Eles mostram como a desconstrução da rotina pode criar novas formas de se encarar a vida.
Quando: De 01 a 29 de novembro, sábados e domingos às 17:00 horas e terças-feiras às 21:00 horas.
Onde: Espaço Parlapatões.
Endereço: Praça Franklin Roosevelt, 158 — Consolação.

Quando: Dia 03 de novembro, terça-feira às 10:00 horas e às 15:00 horas.
Onde: CEU Guarapiranga.
Endereço: Estrada da Baronesa, 2031 — Baronesa.

Quando: Dia 13 de novembro, sexta-feira às 10:00 horas e às 15:00 horas.
Onde: CEU Bristol.
Endereço: Rua Professor Artur Primavesi, S/n° — Jardim Imperador.

Quando: Dia 18 de novembro, quarta-feira às 10:00 horas e às 15:00 horas.
Onde: CEU Tiquatira.
Endereço: Avenida Condessa Elisabeth de Robiano, s/n — Penha.

Quando: Dia 24 de novembro, terça-feira às 10:00 horas e às 15:00 horas.
Onde: CEU Parque Anhanguera.
Endereço: Rua Pedro José de Lima, 1020 — Anhanguera.