Setembro

Acontece em Setembro

Agenda das atividades dos grupos contemplados no Programa Fomento ao Teatro e Prêmio Zé Renato

Coletivo Negro apresenta…

Espetáculo: REVOLVER — UM EXPERIMENTO CÊNICO
À volta da última árvore que restou, dois andejos, Kizúa e Izô se encontram. Esquecidos nos estirões, eles re-inventam e re-voltam às memórias d’ um mundo.
A estréia faz parte da série de quatro experimentos que compõem o projeto “A concretude imaterial do que somos: Símbolos, Mitologias e Identidades”, contemplado pela XXV edição do Fomento ao teatro para a cidade de São Paulo.
A cultura popular em suas diversas manifestações, Bomba Meu Boi, Coco, Jongo, Maracatu, entre outras, são o mote deste trabalho que busca ampliar o olhar sobre a presença negra no teatro brasileiro.
Quando: De 03 a 06 de Setembro, quinta à sábado às 21:00, domingo às 20:00 horas.
Onde: Espaço Cachuera.
Endereço: Rua Monte Alegre, 1094 — Perdizes.

Espetáculo: {ENTRE}
Um conjunto habitacional, quadro vidas de parede-e-meia: uma mulher grávida e abandonada; um pai que deseja retornar ao seio familiar; um filho que busca sua identidade para poder se construir; e um médico que retorna ao local de seu nascimento para um reencontro com o passado.
Na exposição dessas quatro vidas, aparentemente comuns, busca-se, mesmo diante das adversidades, um sentido de preservação e celebração de suas histórias, bem como a necessidade do encontro do afeto.
Quando: Dia 26 de Setembro, sábado às 20:00 horas.
Onde: Instituto Pombas Urbanas.
Endereço: Avenida dos Metalúrgicos 2.100 — Cidade Tiradentes.

Grupo Sobrevento apresenta…

Espetáculo:
O novo espetáculo do SOBREVENTO fala da fraqueza, da vulnerabilidade, da insegurança, da fragilidade e dos sonhos de pessoas que estão em busca de algo que não poderão alcançar. Cinco personagens apresentam-se em diferentes situações, não sequenciais, que partem sempre de objetos que, retratados exatamente como os objetos que são, terminam por transformar-se em elementos poéticos e metafóricos. O espetáculo explora os limites do Teatro de Objetos – vertente mais moderna do Teatro de Animação, que se vale de objetos prontos (ready-mades) em lugar de bonecos – e conta com figurinos de João Pimenta e música especialmente composta por Arrigo Barnabé.
Quando: De 05 a 20 de Setembro, sábado às 18:00 e 20:00 horas, domingo às 18:00 horas.
Onde: Espaço Sobrevento.
Endereço: Rua Coronel Albino Bairão, 42 – Metrô Bresser-Mooca.

Espetáculo: O ROMANDE DO VAQUEIRO BENEDITO (Mamulengo Presepada — DF)
O Teatro de Bonecos popular do Brasil foi recentemente reconhecido como patrimônio imaterial do Brasil e, em breve, será reconhecido como patrimônio imaterial da humanidade. Mais do que um espetáculo é uma “brincadeira” construída ao sabor do improviso e da comunicação direta com o público. O roteiro, portanto, pode variar e os personagens são clássicos da cultura popular. Coordenado por Chico Simões, o Mamulengo Presepada – que atua em Brasília (DF) há 30 anos – já realizou mais de 2500 apresentações em dezoito países da América e da Europa.
Quando: Dia 06 de Setembro, domingo às 15:00 horas.
Onde: Parque Estadual do Belém “Manuel Pita”.
Endereço: Avenida Celso Garcia, 2593 – Belenzinho.

Espetáculo: CIRCUS: A NOVA TOURNÉE (Cia. Circo de Bonecos)
“Circus: A Nova Tournée” é um espetáculo que recria o mundo maravilhoso do circo em quadros curtos e engraçados. Na montagem, a palavra falada é substituída pelo gesto do clown e pela trilha musical circense. O trabalho de manipulação seguro e preciso de Cláudio Saltini e Teka Queiroz faz com que os bonecos pareçam ganhar vida própria. Ganhador do Prêmio APCA, em 2000, como melhor espetáculo de animação, Circus é uma singela homenagem ao universo circense e pode não ser o maior espetáculo da Terra, mas é, certamente, um dos mais engraçados. Dirigida por Cláudio Saltini, a Cia. Circo de Bonecos nasce da Cia. A Cidade Muda, que desempenhou um papel importante no desenvolvimento e na difusão do Teatro de Bonecos na cidade de São Paulo, nos anos 80 e 90.
Quando: Dia 13 de Setembro, domingo às 15:00 horas.
Onde: Parque Estadual do Belém “Manuel Pita”.
Endereço: Avenida Celso Garcia, 2593 – Belenzinho.

Espetáculo: MOZART MOMENTS (Grupo Sobrevento)
Bonecos e manipuladores contracenam para contar diferentes passagens da vida do compositor Mozart neste espetáculo destinado a crianças de todas as idades. Mozart Moments mistura humor e poesia, atores vestidos com roupas do século XVIII e pequenos bonecos que parecem, até mesmo, respirar. Tendo estreado no Rio de Janeiro, em 1991, dentro das comemorações dos 200 anos da morte do compositor austríaco, Mozart Moments tem construído, desde então, uma das carreiras mais longas e exitosas jamais mantidas por um espetáculo infantil brasileiro. Vencedor de importantes prêmios do Teatro, participou de dezenas de festivais, encontros e eventos internacionais em quase cem cidades do Brasil, Chile, Colômbia, Argentina, Espanha, Angola e México, em cerca de mil apresentações. Fundado em 1986, o Sobrevento faz um Teatro que une elementos populares e eruditos, tradicionais e de vanguarda, em encenações que, valendo-se de diferentes técnicas, são sempre surpreendentes.
Quando: Dia 20 de Setembro, domingo às 15:00 horas.
Onde: Parque Estadual do Belém “Manuel Pita”.
Endereço: Avenida Celso Garcia, 2593 – Belenzinho.

Espetáculo: SIMÃO E O BOI PINTADINHO (Valdeck de Garanhuns)
O Coronel Vicente Pompeu vai realizar uma grande comemoração em sua propriedade para celebrar o noivado da filha Rosinha. Simão, seu ajudante, fica encarregado de organizar todos os preparativos. O Coronel diz a Simão que a festa tem que ser uma grande folia brasileira. O Gringo e o Político, que se dizem amigos do Coronel, querem, porém, modificar tudo, inserindo “coisas mais modernas” e, para garantir que tudo vá sair do jeito que querem, soltam a Cobra-Grande para devorar o Boi Pintadinho, a principal figura da brincadeira organizada por Simão. Valdeck de Garanhuns é um dos principais bonequeiros populares do Brasil e um destacado representante do Mamulengo, o Teatro de Bonecos tradicional de sua terra natal, Pernambuco.
Quando: Dia 27 de Setembro, domingo às 15:00 horas.
Onde: Parque Estadual do Belém “Manuel Pita”.
Endereço: Avenida Celso Garcia, 2593 – Belenzinho.

Atividade: INTERVENÇÃO — EU TENHO UMA HISTÓRIA
O SOBREVENTO apresenta quatro histórias tocantes e surpreendentes, criadas a partir do Teatro de Objetos. Desde o ano passado, o grupo vem pesquisando a história do Brás e do Belenzinho. O grupo levantou personagens ilustres que tiveram suas próprias histórias definitivamente ligadas à região e trabalhadores que ajudaram a construir a história do bairro, cujas profissões estão em vias de desaparecer. Os atores trouxeram relatos de jornais, coletaram depoimentos de quem viveu naquele Brás de outrora, conversaram com vizinhos. A partir deste material, foram criadas quatro cenas, cada uma realizada por um ator, que também desenvolveu a dramaturgia. As cenas acontecem no interior de tendas, garantindo uma relação de proximidade e delicadeza com o público. A intervenção já foi realizada no Largo da Concórdia e na Vila Maria Zélia e será apresentada no Parque do Belém, durante o Festival A Praça dos Bonecos.
Onde: Parque Estadual do Belém “Manuel Pita”.
Endereço: Avenida Celso Garcia, 2593 – Belenzinho.

Atividade: SARAU
O SOBREVENTO promove encontros poéticos entre artistas, personalidades e a comunidade da vizinhança, no Espaço Sobrevento. A sede do grupo foi inaugurada em 2009, no limite entre o Brás e o Belenzinho. A ideia é organizar saraus com a participação de artistas e moradores da região, sob a ótica do Teatro de Objetos. O SOBREVENTO quer entender por que o Brás deixou de ser um polo cultural – como foi no passado – e, ao contar e ouvir as tantas histórias do bairro, quer ajudar a região a reconquistar, mais que sua memória, sua identidade.
Quando: Dias 04, 11 e 18 de Setembro, sexta-feira às 19:00 horas.
Onde: Espaço Sobrevento.
Endereço: Rua Coronel Albino Bairão, 42 – Metrô Bresser-Mooca.

Deborah Correia apresenta…

Espetáculo: NAVIO FANTASMA – O HOLANDÊS VOADOR
O orgulho de um marinheiro irrita os deuses que o amaldiçoam: navegará eternamente como Capitão do Navio Fantasma, e poderá desembarcar somente de tempos em tempos na busca de um amor que lhe seja fiel até a morte e lhe quebre a maldição. Séculos se passam até que é dado ao Capitão do Navio Fantasma uma nova chance de encontrar esse amor, mas o pai da moça, um próspero Pescador, irá se juntar a um Caçador, antigo namorado da filha, para impedir a todo custo que esse destino se cumpra e ela lhes seja levada para sempre. Ação, mistério e romance costuram essa releitura de uma das mais clássicas lendas do mar, que já foi transposta para as mais diversas linguagens artísticas – como a Ópera de Richard Wagner ou como base para um dos personagens mais instigantes da franquia Piratas do Caribe.
Quando: De 02 a 27 de Setembro; quartas às 15:00 e 20:00 horas, sábados e domingos às 16:00 horas.
Onde: Teatro João Caetano.
Endereço: Rua Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino.
Ingressos: Quartas gratuito, sábados e domingos R$ 10,00.
Gênero: Aventura – Juvenil.
Classificação indicativa: 10 anos.
Duração: 70 minutos

Companhia de Teatro Heliópolis apresenta…

Espetáculo: A INOCÊNCIA DO QUE EU (NÃO) SEI.
Quatro trajetos mostram desejos e contradições de pessoas em busca de aprendizagem: o menino rapaz que vence, a feliz mulher que se adapta, o caminhante em busca do saber e a mulher que come maçã. De modo poético e irônico a peça extrapola o universo escolar para discutir relações humanas mediadas por dispositivos de controle social e econômico.
Quando: De 05 a 27 de Setembro, sábado às 20:00 e domingos 19:00 horas.
Onde: Casa de Teatro Mariajosé de Carvalho.
Endereço: Rua Silva Bueno 1533, Ipiranga – São Paulo.
Duração: 90 minutos.
Classificação: 14 anos.
Informações: (11) 2060-0318 ou e-mail: ctheliopolis@ig.com.br

Grupo Pandega de Teatro apresenta…

Espetáculo: WHY THE HORSE
“Why the horse?” é um espetáculo que surge de um pedido feito pela diretora artística do Grupo Pândega de Teatro, Maria Alice Vergueiro, aos seus integrantes: morrer em cena. Instigada pelo tema da morte e reconhecendo seu próprio e natural receio diante do fim, bem como a força artística que envolve, a atriz convocou seus parceiros de grupo para a criação de um espetáculo em que pudesse ensaiar seu derradeiro momento. Aos 80 anos e mais de 50 de palco, Maria Alice não pensa em parar. Em suas palavras, sempre um pouco irreverentes: “com sorte pode ser que eu morra em cena. Se não, estaremos de volta no dia seguinte”.
Quando: De 08 a 13 de Setembro, terça a sábado às 21:00 e domingo às 20:00 horas.
Onde: Galpão do Folias.
Endereço: Rua Ana Cintra, 213 – Campos Elíseos (próximo à estação Santa Cecília do metrô).
Duração: 55 minutos.
Telefone: (11) 3361-2223.
Lotação: 90 lugares.

Companhia Antropofágica apresenta…

Atividade: PINDORAMA EM REVISTA
O Pindorama em Revista é um núcleo de estudos de textos teóricos relacionados ao tema da nossa pesquisa. Em nossas rodas de discussão, construídas coletivamente, debatemos e analisamos filmes, textos literários, poéticos, filosóficos, teatrais, avaliando o contexto histórico, social, econômico e político, abrangendo a nossa pesquisa em um âmbito geral da sociedade, fazendo com que todo o material seja desenvolvido como ferramenta de trabalho para elaboração de nossa dramaturgia e também em questionamentos sobre estes temas propostos que geram novas discussões quando levadas à cena. No domingo dia 06 de setembro de 2015, a Antropofágica convida à todos para participar do Pindorama em Revista que discutirá o tema “Capitalismo Zumbi”.
Quando: Dia 06 de Setembro, domingo às 14:00 horas.
Onde: Espaço Pyndorama.
Endereço: Rua Turiassú, 481 (Próximo ao metrô Barra Funda).

Atividade: ENSAIO ABERTO
A Antropofágica convida o público para abertura de processo a partir da investigação dos eixos temáticos genêro do terror e universo do malandro.
Quando: Dia 27 de Setembro, domingo às 19h00 horas.
Onde: Espaço Pyndorama.
Endereço: Rua Turiassú, 481 (Próximo ao metrô Barra Funda).
Informações: 11 38710373 / 11 992690189

Edital: RESIDÊNCIAS DE NÚCLEOS CONVIDADOS
Estão abertas as inscrições para a Residência de Núcleos Convidados no Espaço Pyndorama. Os núcleos serão selecionados de acordo com as propostas e a disponibilidade do Espaço, que poderão usufruir do espaço para ensaios, apresentações, debates ou outras atividades. Podem participar desta residência coletivos de teatro, dança, música, audiovisual, artes plásticas, etc.
A residência propõe a democratização do Espaço que traz benefícios não só para os grupos, que durante sua permanência poderão desenvolver seus trabalhos, como também para todos os demais envolvidos, nas interações e compartilhamentos de pesquisa.
Inscrições: Para inscrever seu grupo, envie um email para contato@pyndorama.com descrevendo sua proposta de residência, além dos contatos (nomes e telefone) do grupo. Mais informações: (11) 3871-0373.
Onde: Espaço Pyndorama.
Endereço: Rua Turiassú, 481 (Próximo ao metrô Barra Funda).
Informações: 11 3871-0373 / 11 99269-0189.

Atividade: OFICINA DO ATOR ANTROPOFÁGICO
Parte fundamental, tanto no processo de pesquisa da Antropofágica quanto na formação artística e social do coletivo, a Oficina do Ator Antropofágico representa a comunhão entre a Antropofágica e novos indivíduos participantes. Entendemos que compartilhar enriquece todo o fazer teatral. Para os que chegam, a oportunidade de tomar conhecimento e se alimentar dos exercícios, dos jogos teatrais, das músicas, dos rituais, dos textos, da criação. Para os que já estão, a doação, o alimento renovado e revisitado, a simbiose, a devoração. Inscrições sempre abertas.

Quando: Segundas-feiras às 14:00 horas.
Onde: Espaço Cultural Tendal da Lapa.
Endereço: Rua Constança, 72 – Lapa
Inscrições: 3871-0373.
Faixa etária: Acima de 14 anos.

Quando: Segundas-feiras às 19:00 horas.
Onde: Espaço Pyndorama.
Endereço: Rua Turiassu, 481 – Barra Funda.
Inscrições: 3871-0373.
Faixa etária: Acima de 16 anos.

Quando: Segundas-feiras às 19:00 horas.
Onde: Escola Estadual Manuela Lacerda Vergueiro.
Endereço: Rua Tamuatá, 176 — São João Climaco.
Inscrições: 3871-0373.
Faixa etária: Acima de 14 anos.

Quando: Terças-feiras às 14:00 horas.
Onde: Escola Estadual Almirante Marquês de Tamandaré.
Endereço: Rua Jacaré-Copaíba, 33 – Freguesia do Ó.
Inscrições: 3871-0373.
Faixa etária: Acima de 14 anos.

Quando: Terças-feiras às 14:00 horas.
Onde: Escola Estadual Professor Cândido Gonçalvez Gomide.
Endereço: Rua Avelino Zanetti, 50 – Pirituba.
Inscrições: 3871-0373.
Faixa etária: Acima de 14 anos.

Cia. Artehúmus de Teatro apresenta…

Atividade: Experimentos com vídeo mapping
A Cia. Artehúmus de Teatro, por meio do Projeto Teatro de Fronteira – As (in)existentes Faixas de Gaza na Pauliceia Desvairada, contemplado na 26ª edição da Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo oferece oficina sobre perspectivas no uso da linguagem audiovisual e videográfica. Enquanto recorte será investigado o contexto urbano e seus desdobramentos poéticos e políticos nas paisagens urbanas das grandes cidades e principalmente no Brasil e América Latina. Composta por exposição teórica e apresentação de referentes em vídeo intervenção, os participantes experimentarão por meio de prática, técnicas como vídeo mapping.
Orientação: Luciana Ramin e Gabriel Diaz Regañon (Agrupamento Andar 7/São Paulo).
Quando: Dias 07 e 08 de Setembro, segunda e terça-feira às 14:00 horas.
Onde: Oficina cultural Oswald de Andrade.
Endereço: Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro.
Público alvo: Artistas e demais interessados.
Número de vagas: 20.
Inscrições: http://www.oficinasculturais.org.br
Informações: 11 3221.5558 ou http://artehumus.blogspot.com.br/

Maracujá Laboratório de Artes apresenta…

Espetáculo: E.TERRA
Uma família de extraterrestres espera conseguir se mudar para o planeta Terra. Para que isso ocorra, porém, eles têm que passar por uma prova que mostre que eles têm conhecimento do que é ser humano. Essa prova consiste em mostrar a um instrutor várias situações vividas por famílias terráqueas, que acabam levando os alienígenas a um questionamento sobre suas próprias contradições na forma como educam suas crianças.
Quando: Dias 05 e 06 de setembro, sábados e domingos às 16:00 horas.
Onde: Teatro Cacilda Becker.
Endereço: Rua Tito, 295. Lapa.
Ingressos: Entrada Franca.
Classificação: Livre.

Espetáculo: SPON SPOFF SPEND
Um grupo de mendigos que vive embaixo de um viaduto cria uma teia de relações na qual ironicamente prevalecem, apesar das semelhanças nas condições econômicas e sociais de cada um, situações de poder e dominação do outro. Enquanto isso, uma equipe de filmagem se estabelece nas proximidades para realizar uma produção baseada no universo de uma grande cidade onde só existem mendigos, misturando os limites entre realidade e ficção.
Quando: Dias 03, 04 e 05 de setembro, quintas e sextas às 21:00 horas e sábado às 19:00 horas.
Onde: Teatro Cacilda Becker.
Endereço: Rua Tito, 295. Lapa.
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00
Observação: As sessões dos dias 07, 14 e 21 de agosto terão entrada franca.
Classificação: recomendado para maiores de 16 anos.

Núcleo Bartolomeu de Depoimentos apresenta…

Atividade: OFICINA DE HIP HOP
“Disco Aula” com Eugênio Lima. Através de uma discotecagem comentada e crítica, um panorama de produção do Hip Hop e suas adjacências e influências.
Quando: Dias 02, 09, 16 e 23, quarta-feira às 20:00 horas.
Onde: Teatro de Arena Eugênio-Kusnet.
Endereço: Rua Teodoro Baima 94.
Vagas: 30.
Duração: 160 minutos
Informações e inscrições: nucleobartolomeucomunicacao@gmail.com

Atividade: AULA PÚBLICA
Aula Pública com Paulo Arantes intitulada “Notas sobre a política”.
Quando: Dia 30 de Setembro, quarta-feira às 20:00 horas.
Onde: Teatro de Arena Eugênio-Kusnet.
Endereço: Rua Teodoro Baima 94.
Duração: 120 minutos.

Atividade: MENOR SLAM DO MUNDO
Neste mês, o Menor Slam recebe a Batalha da Leste, desafiando os MCs a criarem RAPs de até 10 segundos.
Quando: Dia 03 de Setembro, quinta-feira às 20:00 horas.
Onde: Teatro de Arena Eugênio-Kusnet.
Endereço: Rua Teodoro Baima 94.
Duração: 180 minutos.

Atividade: ZAP! ZONA AUTÔNOMA DA PALAVRA
O “ZAP!”, o primeiro slam de poesia brasileiro, organizado pelo Núcleo Bartolomeu reúne há cinco anos.
poetas, MCs, escritores numa noite onde a palavra é a convidada de honra.
Quando: Dia 10 de Setembro, quinta-feira 20:00 horas.
Onde: Teatro de Arena Eugênio-Kusnet.
Endereço: Rua Teodoro Baima 94.
Duração: 180 minutos.

Atividade: SLAM DO CORPO
O Slam do Corpo é o 1º Slam de surdos e ouvintes do Brasil. Nele, times de poetas apresentam-se ao mesmo tempo em português e Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Quando: Dia 17 de Setembro, quinta-feira às 20:00 horas.
Onde: Teatro de Arena Eugênio-Kusnet.
Endereço: Rua Teodoro Baima 94.
Duração: 180 minutos.

Atividade: DCC DRAMATURGIA
Concisa e Contemporânea, encontro onde a dramaturgia é produzida e debatida de forma contemporânea e dinâmica, coordenado pelas dramaturgas e diretoras Ana Roxo e Claudia Schapira.
Quando: Dia 24 de Setembro, quinta-feira às 20:00 horas.
Onde: Teatro de Arena Eugênio-Kusnet.
Endereço: Rua Teodoro Baima 94.
Duração: 180 minutos.

Espetáculo: VAI TE CATAR!
Em cena uma atriz, um microfone e um tapete imaginário. Embaixo dele sujeiras, cacos, estilhaços de histórias, fantasias, fragmentos de vida, lascas de mágoas, pó de esquecimento, fios de recordações.
Pedaços de cacos quebrados, que reunidos e colados novamente, dão origem a uma nova peça.
Quando: De 04 a 13 de Setembro, sexta e sábado às 21:00, domingo às 19:00 horas.
Onde: Teatro de Arena Eugênio-Kusnet.
Endereço: Rua Teodoro Baima 94.
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia).
Classificação: Livre.
Duração: 60 minutos.

Espetáculos: LEMNISCATA (DISCÍPULOS DO RITMO)
Uma pesquisa sobre o infinito e suas relações com o movimento e musica. O que se repete ou o que muda constantemente? Infinito, o que nunca para de se mover, o que não para de evoluir e o que não para de se repetir. Um dia que inicia, acaba e dá origem a outro novo dia, definido pelo tempo, espaço, ritmo e movimento.
Quando: De 18 a 27 de setembro, sexta e sábado às 21:00, domingo às 19:00 horas.
Onde: Teatro de Arena Eugênio-Kusnet.
Endereço: Rua Teodoro Baima 94.
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia).
Duração: 40 minutos.

Teatro do Incêndio apresenta…

Espetáculo: PANO DE BOCA
O texto é estruturado em três planos. No primeiro, dois personagens indefinidos, palhaços inacabados, reclamam vida dentro da cabeça de um autor em crise. No segundo, uma atriz (Gabriela Morato) dialoga com alguém que não se vê sobre os acontecimentos que motivaram a desintegração de um grupo. E no terceiro, o próprio grupo tenta reabrir o teatro abandonado em uma reunião convocada por alguém não identificado. A peça se funde em uma discussão sobre a criação, a exclusão e o sagrado no teatro. Os atores transitam por linguagens diferentes como o realismo, o circo e um quase surrealismo, diferenciando os três planos aparentemente distintos do texto, que fluem para um caminho único.
Quando: De 04 a 13 de Setembro, sábado e segunda as 20:00, domingo as 18:00 horas.
Onde: Teatro do Incêndio.
Endereço: Rua Treze de Maio, 53 – Bexiga.
Ingressos: R$ 5,00 (preço único).

Atividade: CICLO DE PALESTRAS — PENSAR O BRASIL: POESIA, REFLEXÃO E CRIAÇÃO
O Teatro do Incêndio pretende examinar o Brasil de modo original, transmitindo informação e contribuindo para a preparação de uma encenação teatral, suscitando debate ao trazer não só a contribuição de pensadores e pesquisadores, porém de poetas.

Tema: Cruz e Souza: Simbolismo e sintonia com a unidade cósmica; outros simbolistas e o modo como apresentaram o Brasil.
Quando: Dia 04 de Setembro, sexta-feira das 20:00 às 22:00 horas.
Onde: Teatro do Incêndio.
Endereço: Rua Treze de Maio, 53 – Bexiga.

Tema: Xamanismo e os Deuses da Mata: a poesia e os índios brasileiros.
Quando: Dia 11 de Agosto, sexta-feira das 20:00 às 22:00 horas.
Onde: Teatro do Incêndio.
Endereço: Rua Treze de Maio, 53 – Bexiga.

Tema: Jorge de Lima: surrealismo neobarroco e místico; o poeta e a defesa da diversidade cultural.
Quando: Dia 18 de Setembro, sexta-feira das 20:00 às 22:00 horas.
Onde: Teatro do Incêndio.
Endereço: Rua Treze de Maio, 53 – Bexiga.

Tema: Todas as cores em uma só língua: cromatismo, imagens e criação de vocábulos em Guimarães Rosa, Manoel de Barros e outros criadores.
Quando: Dia 25 de Setembro, sexta-feira das 20:00 às 22:00 horas.
Onde: Teatro do Incêndio.
Endereço: Rua Treze de Maio, 53 – Bexiga.

Cia Truks apresenta…

Espetáculo: ACAMPATÓRIO
Três divertidos e criativos amigos partem para uma empolgante aventura: vão acampar em terras desconhecidas! Entram em cena com as suas mochilas super equipadas e abrem as portas para a imaginação. Passarão o dia vivendo as mais malucas situações, tais como uma frustrada pescaria, um engraçado piquenique, com direito a uma empolgante luta contra um exército de formigas, arrepiantes histórias “de terror” em volta da fogueira, entre outras passagens repletas de diversão, bom humor e até mesmo ilusionismo. Viverão, por fim, um destes dias que fazem a vida valer a pena: ao lado dos amigos queridos, com quem gostaríamos que o tempo parasse, ou que se repetisse por toda uma vida…
Quando: De 01 a 29 de Setembro, sábados às 11:00 horas.
Onde: Sesc Consolação.
Endereço: Rua Doutor Vila Nova, 245 – Vila Buarque.

República Ativa de Teatro apresenta…

Espetáculo: Splash ou A História da Gota Que Sonhava ser Rio
Na máquina de video-game tudo funcionava como programado, até que uma pane aconteceu. Ninguém sabe como o problema começou, e todos começaram a procurar uma solução. O que fazer? O que falta para que tudo volte a ser como antes? Nessa história divertida e lúdica, crianças e adultos conhecerão a gota que foi em busca da felicidade.

Quando: Dias 03 e 04 de Setembro, quinta às 19:30, sexta-feira às 09:00, 11:00, 14:00 e 19:30 horas.
Onde: CEU Três Lagos.
Endereço: Estrada Do Barro Branco, s/n – Jardim São Pedro (Zona Sul).

Quando: Dia 11 de Setembro, sexta-feira às 10:00 e 14:00 horas.
Onde: CEU Paz.
Endereço: Rua Daniel Cerri, 1549 – Jardim Paraná.

Quando: Dia 18 de Setembro, sexta-feira às 8:30, 10:30 e 15:00 horas.
Onde: CEU Butantã.
Endereço: Avenida Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia, 1870 – Jardim Esmeralda.

Quando: Dias 25 e 26 de Setembro, sábado às 10:30 e 14:30 horas, domingo às 15:00 horas.
Onde: CEU Vila Curuçá.
Endereço: Avenida Marechal Tito, 3400 – Itaim Paulista.

Cia. Le Plat du Jour apresenta…

Espetáculo: ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
Alice no País das Maravilhas é uma das mais recentes adaptações da Cia Le Plat du Jour. Escrita por Lewis Carrol e publicada pela primeira vez em 1865, a complexa obra deu vazão a diversas interpretações tanto para o universo da psicanálise como para o universo artístico. Pode-se encontrar muitos filmes e registros de espetáculos, assim como inúmeros estudos sobre os significados de “As Aventuras de Alice no país das Maravilhas”.
Na adaptação da Cia Le Plat du Jour, Alice é uma menina que mora em um prédio situado em uma grande metrópole. Como toda criança, o que mais deseja é brincar com outras crianças, mas como nem sempre isso é possível devido a correria do dia-a-dia, Alice resolve dar um mergulho em sua imaginação. “Eu queria tanto que tudo fosse tão diferente” é o que diz na busca do lugar ideal, o éden, o paraíso perdido, seu verdadeiro “Jardim das Maravilhas”. A partir disso, vemos a grande viagem de Alice acontecer. Tudo é possível, até mesmo diminuir e aumentar de tamanho. Ela utiliza o contêiner de seu prédio como passagem para esse mundo maravilhoso, chegando em um lugar onde encontra situações e personagens inusitados como um coelho que anda de ponta cabeça, um cachorro gigante, um cogumelo que canta, um dragão que voa, uma rainha autoritária entre outros.
O humor irreverente e non-sense da Cia Le Plat du Jour unido às técnicas circenses utilizadas no espetáculo, dão a graça e a beleza que agradam não somente às crianças mas também aos adultos.
Quando: De 05 a 27 de setembro. Aos sábados e domingos às 16:00 horas.
Onde: Teatro Viradalata.
Endereço: Rua Apinajés, 1387 – Sumaré.
Telefone: (11) 3868-2535.
Ingressos: R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia).
Duração: 60 minutos.
Classificação: Livre.

Espetáculo: OS TRÊS PORQUINHOS
Os Três Porquinhos é contado através de dois “açougueiros”, Pipo e Pepe, que tem um açougue muito diferente. Nele há todo tipo de carne: carne de óculos, carne de bicicleta, carne de martelo, carne de banana, menos carne de verdade…
Um dia lhes pedem carne de porco e então é armada toda a confusão: um dos açougueiros se veste de lobo para desta forma entrar na história Os Três Porquinhos e conseguir a carne tão almejada. Será que conseguirão? Onde conseguirão? Como conseguirão?
O espetáculo é cartoonesco, irreverente e musical tendo na linguagem do palhaço o grande fio condutor.
Quando: Dia 12 de Setembro, sábado às 11:00 horas.
Onde: Biblioteca Municipal Belmont.
Endereço: Rua Paulo Eiró, 525 – Santo Amaro.
Telefone: (11) 5687-0408.
Duração: 50 minutos.
Classificação: Livre.

Quando: Dia 13 de Setembro, domingo às 11:00 horas.
Onde: Biblioteca Municipal Álvares de Azevedo.
Endereço: Praça Joaquim José da Nova, S/n – Vila Maria.
Telefone: (11) 2954-2813.
Duração: 50 minutos.
Classificação: Livre.

Quando: Dia 20 de Setembro, domingo às 11:00 horas.
Onde: Biblioteca Municipal Cora Coralina.
Endereço: Rua Otelo Augusto Ribeiro, 113 -Guaianazes.
Telefone: (11) 2557-8004.
Duração: 50 minutos.
Classificação: Livre.

Espetáculo: CHAPEUZINHO VERMELHO
Tudo começa como uma grande brincadeira, onde duas palhaças descobrem um armário cheio de chapéus. Estes chapéus as conduzem por uma “viagem de brincadeiras”, onde o fio condutor é dado pela história de Chapeuzinho Vermelho. Ora contam a história, ora brincam com os elementos da mesma, ou seja, há uma tônica constante no fato de serem duas palhaças tentando fazer o melhor para conseguirem contar a história…
Os chapéus definem os personagens. Quando os colocam tornam-se a Chapeuzinho Vermelho, o Lobo Mau, a Mãe, a Avó e o Caçador. Quando os tiram transformam-se em palhaças, tornando-se clara a ”brincadeira dentro da brincadeira”, assim como a linguagem do teatro dentro do teatro.
Baseados na versão dos Irmãos Grimm, a Cia inventou a própria versão de Chapeuzinho Vermelho.
Os recursos que utilizam são inúmeros, desde coreografias de dança e de movimentos clownescos até a utilização de instrumentos musicais; passando pelo canto, pela farsa, mímica, a manipulação de objetos, teatro físico, pelo lúdico, nonsense… Enfim, pela linguagem do palhaço que tentam explorar em sua maior amplitude e abrangência.
Nesta versão de Chapeuzinho Vermelho o Le Plat du Jour, e o diretor Fernando Escrich, optaram por fazer um espetáculo divertido e visualmente interessante para crianças de todas as idades, sem perder de vista um fator muito importante: o de quem as leva ao teatro. E foi pensando nisso que idealizaram um espetáculo que possibilite também ao adulto o prazer de estar ali.
Quando: Dia 27 de Setembro, domingo às 11:00 horas.
Onde: Biblioteca Municipal Padre José de Anchieta.
Endereço: Rua Antonio Maia, 651 – Perus.
Telefone: (11) 3917-0751.
Duração: 50 minutos.
Classificação: Livre.

Coletivo Estopô Balaio apresenta…

Atividade: CINE VARAL ROMANO
Em setembro, o Cine Varal Romano exibirá vários curtas de animação do Brasil e do mundo.

Curtas: “VIDA MARIA” (Dir: Márcio Ramos – Brasil); “A MOÇA QUE DANÇOU DEPOIS DE MORTA” (Dir: Ítalo Cajueiro – Brasil); “ATÉ O SOL RAIAR” (Dir: Fernando Jorge e Leanndro Amorim).
Quando: Dia 03 de Setembro, quinta-feira às 19:00 horas.
Onde: Em frente a Sede do Coletivo Estopô Balaio.
Endereço: Rua Adobe, 47, próximo à estação de trem Jardim Romano.

Curtas: “MEOW”; “MÃO MÃE”; “ANIMANDO” (Dir: Marcos Magalhães – Brasil); “PÉSSIMA IDEIA, ERNESTO!” (Dir: Fernanda Scheneider, Joyce Akamine e Raquel Fukuda).
Quando: Dia 10 de Setembro, quinta-feira às 19:00 horas.
Onde: Em frente a Sede do Coletivo Estopô Balaio.
Endereço: Rua Adobe, 47, próximo à estação de trem Jardim Romano.

Curtas: “O EMPREGADO” (Dir: Santiago Bou Grasso – Argentina); “ABUELA GRILLO”; “HISTÓRIAS CONTAMINADAS” (Dir: Denis Chapon – Bolívia e Dinamarca).
Quando: Dia 17 de Setembro, quinta-feira Às 19:00 horas.
Onde: Em frente a Sede do Coletivo Estopô Balaio.
Endereço: Rua Adobe, 47, próximo à estação de trem Jardim Romano.

Curta: “A CASA EM PEQUENOS CUBOS” (Dir: Kunio Kato – Japão); “O FAROL” (Dir: Po Chou Chi – Japão); “A ILHA” (Dir: Alê Camargo — Brasil).
Quando: Dia 24 de Setembro, quinta-feira às 19:00 horas.
Onde: Em frente a Sede do Coletivo Estopô Balaio.
Endereço: Rua Adobe, 47, próximo à estação de trem Jardim Romano.

Atividade: SARAU DO PEIXE
Em setembro, o Sarau do Peixe homenageará o poeta Guilvan Miraguaya e terá como tema a poesia latina. Muita poesia, música e engajamento nos aguarda!
Quando: Dia 19 de Setembro, domingo às 15:00 horas.
Endereço: Rua Colchonilha, em frente à estação de trem Jardim Romano.

Atividade: CABARET D’ÁGUA
Em setembro, o Cabaret D’Água fará uma viagem no tempo. Venha se divertir e entrar na máquina do tempo com a gente.
Quando: Dia 26 de Setembro, sábado às 19:00 horas.
Local: Sede do Coletivo Estopô Balaio.
Endereço: Rua Adobe, 47, em frente à estação de trem Jardim Romano.

Atividade: ATELIÊS DE CRIAÇÃO (Ateliê de Memória e Narrativa)
O Ateliê de Memória e Narrativa busca resgatar as histórias dos moradores do Jardim Romano para transformá-las em dança, teatro, música e poesia.
Quando: Quintas-feiras das 09h30 às 12h30.
Onde: CEU Três Pontes.
Endereço: Rua Capachós, 344 – Jardim Célia.

Atividade: ATELIÊS DE CRIAÇÃO (Ateliê de Desenho)
O Ateliê de Desenho busca reconhecer os traços de cada um e desenvolver um olhar mais atento para a pintura, o desenho, a fotografia e o grafite.
Quando: Sextas-feiras das 15:00 às 18:00 horas.
Onde: Sede do Coletivo Estopô Balaio.
Endereço: Rua Adobe, 47.

Atividade: ATELIÊS DE CRIAÇÃO (Ateliê de Teatro)
O Ateliê de Teatro busca instrumentalizar os jovens e adultos interessados pela linguagem artística a desenvolverem jogos de cena, coletividade e consciência corporal.
Quando: Terças-feiras das 18:00 às 21:00 horas.
Onde: Sede do Coletivo Estopô Balaio.
Endereço: Rua Adobe, 47.
Inscrições: contato@coletivoestopobalaio.com.br ou na sede do Coletivo na rua Adobe, 47 nas terças-feiras das 10h às 17h. Os ateliês têm duração de dez meses cada.

Cia. Com-Fé-Só apresenta…

Espetáculo: LEONTINA
“Já contei essa história tantas vezes e ninguém quis me acreditar. Vou agora contar tudo especialmente pra senhora, que se não pode ajudar, pelo menos não fica me atormentando como fazem os outros”. Assim começa a narradora-personagem de “A Confissão de Leontina”, conto da Lygia Fagundes Telles que retrata uma realidade muito brasileira: uma menina pobre, Leontina, nascida numa pequena cidade do interior (de nome sugestivo, Olhos d’Água), que foge para a cidade grande. Pouco letrada e “sem ter quem com ela se preocupe no mundo”, trabalha como dançarina de aluguel. Sofre as agruras da metrópole, até parar atrás das grades, de onde ela passa a narrar sua trajetória.
O texto literário de “A Confissão de Leontina” não foi adaptado: a estrutura narrativa já se encontra pronta para se tornar um monólogo. O foco da montagem está no trabalho da intérprete de explorar as diversas camadas deste belíssimo texto literário. A proposta é que a atriz se aproprie e dê voz ao texto, para que, do mergulho nas palavras, brote sua profusão de imagens e, assim, se presentifique cenicamente a persona de Leontina e sua comovente história.
O espetáculo conta com grupos convidados que fazem um bate-papo antes ou depois das apresentações.

Quando: Dia 04 de Setembro, sexta-feira às 20:00 horas.
Endereço: Avenida Teotônio Vilela, km 28.

Quando: Dia 05 de Setembro, sábado às 17:00 horas.
Onde: CEU Inácio Monteiro.
Endereço: Rua Barão Barroso do Amazonas, S/N – Cohab Inácio Monteiro.

Atividade: OFICINA
A trajetória desse pensamento/treinamento está intimamente relacionada com os processos de consciência corporal, estudos técnicos e da linguagem da improvisação. Através dessa visão e experiência do mundo é que podemos desenvolver um corpo competente, aberto, esponjoso e livre. É como dar a vara para se pegar o peixe, oferece-se o conhecimento que com a prática permite que todos floresçam luminosos e se tornem criadores dos seus caminhos, dos seus corpos e das suas danças, amadurecendo e aprofundando suas próprias visões e compreensões sobre o mistério da dança.
O contato improvisação é uma possibilidade, pública, de todos poderem se expressar e desenvolver sua autonomia em andar, pular, rolar, deslizar, cair e significativamente se reinventar gerando e contaminando outras formas de estar e ocupar um espaço. É uma prática que além de potencializar as atuações estéticas vai na contramão de um sistema que oprime, reprime, condiciona, automatiza, massifica e aliena os sujeitos de suas capacidades de presença, ação e interação.
O Sistema estudado é focado no Esqueleto. A partir da estrutura óssea pesquisamos direções das fibras do músculo, relaxamento e equalização de energia no tônus da musculatura, alongando a nossa propriocepção. Desenvolver um corpo presente disponível e pronto para responder ao aqui-agora da Dança de Contato Improvisação, da Cena/ Composição e uma noção refinada/aguçada de Tempo/Espaço. Percepção do peso, da estrutura, de cada osso, desenho, tamanho, temperatura, localização, desenvolver uma percepção refinada capaz de perceber e ler tudo que está dentro (você) e fora (mundo). Desenvolvendo, criando e treinando repertório/vocabulário de movimentos a partir do osso, para se mover pelo peso e articulação óssea, relaxando o tônus muscular.
Ferramentas pesquisadas: esqueleto, músculos, respiração/energia, orgão/fluídos/líquidos do corpo e a percepção do tempo/espaço.

Quando: Dia 04 de Setembro, sexta-feira às 14:00 horas.
Endereço: Avenida Teotônio Vilela, km 28.

Quando: Dia 05 de Setembro, sábado às 13:00 horas.
Onde: CEU Inácio Monteiro.
Endereço: Rua Barão Barroso do Amazonas, S/N – Cohab Inácio Monteiro.

Grupo Teatral Parlendas apresenta…

Atividade: AULA TEÓRICA
Aulas teóricas sobre o tema “Cidade Em Contra Fluxo” com a socióloga Terezinha Ferrari.
Quando: Dias 02 e 09 de Setembro, quarta-feira às 14:00 horas.
Onde: CDC Vento Leste.
Endereço: Rua Frederico Brotero, 60 – Jardim Triana – Metrô Patriarca.

Atividade: HORTA COMUNITÁRIA
Faremos um mutirão para construção de uma horta comunitária e instalação de cisterna no CDC Vento Leste que funcionará também como um curso aberto de tratamento de bambu, instalação de cisterna, construção de cerca de bambu e preparo do solo para posterior plantio da horta comunitária.
Quando: Dias 05 e 06 de Setembro, sábado e domingo às 14:00 horas.
Onde: CDC Vento Leste.
Endereço: Rua Frederico Brotero, 60 – Jardim Triana – Metrô Patriarca.

Atividade: DEBATE “CIDADE EM-CONTRA-FLUXO: DESMILITARIZAÇÃO”
Realizaremos um debate no centro da cidade de São Paulo para abordar temas como militarização da polícia, segurança, políticas públicas entre outros.
Quando: Dia 29 de Setembro, terça-feira às 17:00 horas.
Onde: Escadaria do Theatro Municipal.
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n – República.

Atividade: AULA ABERTA
Aulas abertas com Tião Carvalho. Nessas oficinas o mestre da cultura popular desenvolve um trabalho voltado para a dança, canto, corpo e voz direcionado à formação de um corpo cênico.
Quando: Dias 16 e 30 de Setembro, quarta-feira às 14:00 horas.
Onde: CDC Vento Leste.
Endereço: Rua Frederico Brotero, 60 – Jardim Triana – Metrô Patriarca.